terça-feira, 21 de julho de 2009

filminhos

Assisti a esse filme ontem!
É genial!
Aqui uma crítica muito bem tecida.
***
Muita gente me perguntou o que achei do Harry Potter.
Sou fanzoca da série, li todos os livros, presenteei meu irmãozinho, que era guri quando foi lançada, com os volumes para estimular-lhe a leitura. Funcionou!!! Logo, sou suspeita!
Quanto a essa versão cinematográfica, achei bem editada, as cenas escolhidas foram muito boas e bem aproveitadas! Só acho que a interpretação da Emma Watson ficou um pouco forçada depois que ela cresceu. Era mais convincente quando ela bancava a pirralha mala.
Filme é filme. Não dá pra medir sua qualidade pelos parâmetros do texto, que são outros. Dá pra analisar se, dentro das ferramentas disponíveis ao suporte, a trama é bem explorada, como nos diálogos, na fotografia, na trilha sonora, no timing, recursos típicos da telona.
Um filme nunca vai poder abarcar todos os detalhes do texto, porque isso o deixaria lento, cansativo. Então, não adiantar lamentar pelas cenas excluídas...
Quanto aos romances, já ouvi críticas das mais variadas, razão pela qual decidi escrever uma resenha para um site onde era colunista.
Minha página não está mais lá, então deixo aqui o link pro texto no meu outro blog.
Sou professora de Português, Literatura e Redação e sei a dificuldade que é fazer com que os jovens leiam. Acredito que o Harry Potter pode ajudar e muito!
Quem tiver paciência e interesse, confere.

4 comentários:

  1. ei garota, somos colegas de profissao! sabia que tu era professora, mas n dessas matérias!! comecei nessas ferias escolares a ler a serie de harry potter, concordo plenamente q é uma otima porta de entrada para o mundo da leitura. bjos!

    ResponderExcluir
  2. que legalll!! =) assistirei os doisss... sou louca por filmess!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tô louca pra ver Harry Potter, sou fã dele !!! Tenho todos os DVD's, comprei uma lata liiinda que vem com todos eles !!! Sempre assisto, pois estou mostrando aos poucos os filmes pro meu filhote !!! Beijos liiiindinha !!!

    ResponderExcluir
  4. Eu estava conversando com a Anah justamente sobre isso no sábado. A mãe dela tbém é professora e adoro Harry Potter pq é fã de tudo aquilo que estimula a leitura nos jovens.

    Quero ver o filme, apesar de ter parado de ler no livro 4.

    B-jo.

    ResponderExcluir