segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dicas de filminhos

Amigos e amigas,

esqueci de trazer o cabo da câmera =P , então vou indicar dois filminhos que vi no fim de semana.

O primeiro é o Gran Torino, com o qual Clint Eastwood encerrou a carreira. É um filmaço, que aborda o ressentimento, a falta de paz, a solidão e mostra como as amizades podem surgir das situações mais inusitadas.


''Gran Torino'' Trailer

Sinopse:
Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue (Ahney Her), irmã de Thao, que insiste que deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo,

***

O segundo é Trois Couleurs: Blanc (A igualdade é branca), segundo na trilogia das cores do Kieslowski. Essa trilogia aborda os lemas da Revolução Francesa associados às suas cores (os outros são A liberdade é azul e A fraternidade é vermelha), não sob o ponto de vista histórico, mas nos casos banais do cotidiano, com as pessoas comuns.

Achei o Branco ainda melhor que o Azul. A amizade entre Karol e Mikolai é bela e espontânea, e faz com que o segundo desista da morte. Redescobrir a vida, então, é praticamente um milagre, um renascimento onde "tudo é possível", como diz Karol. A relação entre Karol e a ex Dominique é bem complexa, humana e escapa a qualquer clichê possível. Recomendadíssimo!


KIESLOWSKI - BLANC

Sinopse:

Após se divorciar na França da mulher que ama, um polonês volta ao seu país de origem, disposto a ganhar muito dinheiro para poder se vingar da mulher da sua vida.

Um comentário:

  1. Oi, linda! Que delícia deve ter sido o show do Little Joy, né? Sem companhia, não fui... :(
    Bem, quanto aos três filmes, adoro os três - vi há anos! - mas tb prefiro o Blanc. Fantástico!
    E Gran Torino vi outro dia. Denso e emocionante. Palmas para Eastwood!
    Bjk

    ResponderExcluir