A vida virtual já é tão corriqueira para o homem que chegou à Academia. Tanto que uma das matérias que cursei no mestrado versava sobre as midias virtuais, blogs literários, sites e sobre a subjetividade e a biografia construídas e criadas num amálgama de virtual e real.
Para compreender o uso dos blogs, voltamos à Grécia antiga, onde os indivíduos cultivavam uma espécie de "diário", chamado hypomnemata. Nesses "diários", as pessoas não narravam propriamente a sua vida, mas colecionavam citações significativas para elas. Era quase como se buscassem se definir por intermédio das leituras que faziam - uma maneira de melhorar e de se conhecer através da formação literária.
Centenas de anos depois, os blogs ressurgem com função semelhante. Além de registrar fotos e textos a respeito do que lhe ocorre, o indivíduo pode reunir textos, imagens e impressões que o inspirem, que o agradem, que de alguma forma conversem com a sua personalidade. A diferença é que hoje em dia esse registro é público e influencia e interfere na formação do outro - os leitores, outros blogueiros, os co-autores.
Nesse sentido, o Little Doll House me ajudou a me conhecer. Com o registro das minhas preferências, das coisas que me inspiram e com o feedback de vocês, refleti e aprendi muito. E acho que a minha grande busca diária consiste em melhorar como pessoa: como ser mais paciente, mais centrada, mais relaxada (em termos de temperamento), mais consciente, mais equilibrada. As resenhas de livros, filmes e música que fiz aqui sempre se relacionaram a essa minha busca por equilíbrio, e os comentários e dicas de vocês foram (são) preponderantes para o meu aprendizado.
O blog é, ainda, uma ferramenta que me permitiu perceber que é possível me apresentar de maneira agradável sem gastar rios de dinheiro, exercitar a criatividade e o consumo mais consciente e, principalmente, me divertir sem rompantes de supercensura fashion. Aprendi a planejar e a aproveitar o monte de coisas que já tinha, tornando-me menos desorganizada e consumista.
O blog também foi uma via de prazer, com a qual fiz e fortaleci amizades, com encontrinhos, almoços, cafés, passeios, dicas culturais dadas e recebidas e muitos e-mails trocados.
Fico feliz em perceber que esse intercâmbio estabelecido aqui sempre se baseou no respeito, no cuidado, na dedicação e na doçura, e que estou muito bem acompanhada nesse processo de crescimento. E que a superficialidade e a agressividade gratuita foram sempre sobrepujadas pela reflexão, pela leveza e pelo carinho de vocês. O blog me deu amigos, mas não amigos quaisquer. Ganhei amigos inteligentes, gentis, educados, descolados, antenados, bem resolvidos, ou seja, os melhores! E esse cenário me alegra e me conforta, pela certeza de mais um ano com a sua companhia. Afinal, roupas e sapatos vão, mas as amizades ficam!
Muito obrigada pela paciência (especialmente com meus textos e divagações por vezes extensos demais), pela frequência, pela constância, pelo cuidado, pelos comentários, mensagens, dicas, encontros, twits. Obrigada por atarem comigo esse laço de amizade. Obrigada por receberem tão bem minhas viagens lítero-fashion.
Na definição do blog (na página "A casinha"), descrevo-o como um jardim que vocês vêm visitar. Mas a verdade é que vocês o semearam junto comigo. Obrigada por fazer dessa atividade virtual um caminho florido e ensolarado, onde acalmei meu espírito e me tornei mais autoconsciente.
Colhamos juntos as flores de 2011!
♥
Que bonito este texto Aline... verdadeiro e sincero.
ResponderExcluirConheci teu blog nos fins de 2010, e em 2011 também estarei aqui para colher as flores, hehehehe.
Feliz Ano Novo!
beijinhos
Que texto lindo, amiga!
ResponderExcluirFiquei emocionada.
Adorei ter te conhecido, obrigada por tudo.
Feliz 2011 para nós.
bjks.
Adoro seus textos. Sempre sensível.
ResponderExcluirVou continuar te acompanhando e que 2011 nos traga muita paz, saúde e sabedoria.
Feliz ano novo!
Beijos!!!
Aline, lindo o seu texto. Lindo mesmo. Esses nossos "cantinhos" é que acabando nos conhecendo mais mesmo.
ResponderExcluirFeliz Ano Novo e tudo de bom pra você!
Beijos da Paty!
acompanhar essa sua busca por si mesma é inspirador, é como se nos tornássemos melhores tb. acho, aliás que é bem isso: nos reconhecer no outro e buscar com ele, como já dizia raul, o poeta 'sonho que se sonha só é só um sonho que se seonha só, mas sonho que se sonha junto, É REALIDADE"...
ResponderExcluirFELIZ ANO NOVO!!!!
acompanhar essa sua busca por si mesma é inspirador, é como se nos tornássemos melhores tb. acho, aliás que é bem isso: nos reconhecer no outro e buscar com ele, como já dizia raul, o poeta 'sonho que se sonha só é só um sonho que se seonha só, mas sonho que se sonha junto, É REALIDADE"...
ResponderExcluirFELIZ ANO NOVO!!!!
Aline, feliz ano novo! Que o seu blog continue trazendo suas inspirações, que tanto funcionam para mim e para zilhões de outras internautas! Te visito todo dia, embora não comente por aqui. Então, gostaria de aproveitar para te parabenizar pelo site - adoro!
ResponderExcluirBeijos!
FELIZ 2011!
ResponderExcluirhttp://twitter.com/chacomcupcakes
Bjs
Obrigada vc pela amizade e por fazer do Little Doll House um cantinho tão agradável e querido.
ResponderExcluirBeijos e feliz 2011!
ai que lindo!!! fico muito feliz de ter te conhecido pela blogosfera. que tenhamos um 2011 muito mais florido e consciente! um xerinho.
ResponderExcluirAcabei de conhecer o espaço ...
ResponderExcluirE que 2011 venha com muitas coisas boas e desejos realizados ..
Um beijo
Aline,
ResponderExcluirEstar aqui sempre faz com que me sinta em casa, como se tomasse chá com as pessoas que gosto.. e esse teu texto lindo vem coroar todas as coisas boas que experimentamos quando nos aventuramos por este mundo virtual..Um grande beijo e um 2011 fantástico pra você.beijoca,Re.
Adorei ajudar a plantar nesse jardim, amiga!
ResponderExcluirQue em 2011 continuemos plantando e colhendo bons frutos por aqui!
Feliz Ano Novo!!!!
Beijo!
Gosto muito das suas divagações e dos textos longos ! E também os curtos e com imagens. Obrigada por fazer parte da minha coleção diária de citações, imagens e pensamentos !
ResponderExcluirUm ótimo 2011 pra vc, linda !
Bjos
Oi querida,
ResponderExcluirUm 2011 bem bonito p/ vc e sua família! (:
beijos,
Érica