O ilusionismo gráfico do holandês M.C. Escher [1898 - 1972], em 95 gravuras originais, desenhos e instalações, é a mostra que o CCBB RJ apresenta, de 18 de janeiro a 27 de março de 2011, ocupando os 950 metros quadrados do primeiro andar do prédio.
O mundo mágico de Escher é o maior conjunto de obras do artista já exibido no Brasil. Todos os trabalhos pertencem ao Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, em Haia, Holanda.
O curador Pieter Tjabbes, holandês radicado em São Paulo, levou cinco anos para convencer o museu a liberar originais para itinerar pelo país. "Só existem três coleções no mundo. As gravuras são muito frágeis e o Haags Gemeentemuseum, depois desta mostra, não poderá exibi-las por mais de quatro anos", explica Tjabbes.
A exposição inclui dez instalações que pedem a participação do visitante para "desvendar" manobras gráficas da produção de Escher, que tanto instigam a visão e a mente humanas, um documentário realizado pela TV holandesa e uma animação em 3D, com sessões a cada 30 minutos, em que o público "sobrevoa" as obras do artista.
Os trabalhos de Escher são um dos mais reproduzidos no planeta no século 20, de gravatas e camisetas, a tapetes artesanais dos Andes e à alta costura, através do inglês Alexander McQueen, na coleção de outono 2009.
Suas gravuras instigantes têm formas entrecruzadas, criaturas em transformação e arquiteturas impossíveis para desafiar a percepção do espectador da realidade. As composições, sofisticadamente construídas, combinam realismo acurado com a exploração fantástica de padrões, perspectivas e espaço.
Uma de suas obras mais conhecida, Dia e noite , ilustra o interesse do artista por dualidade e transformação. Nela, a superfície plana de terras cultivadas se transforma gradualmente em um espelho de imagens de dois grupos de gansos, um preto e um branco, que migram de um lado para outro simultaneamente, confundindo o espectador com uma representação bidimensional que parece ser tridimensional.
A exposição segue em Abril para São Paulo. Aproveite e viaje pelo mundo mágico desse mestre do detalhe e da ilusão.
Serviço
O Mundo Mágico de Escher
De 18 de janeiro a 27 de março de 2011
Centro Cultural Banco do Brasil
Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Entrada franca
O Mundo Mágico de Escher
De 18 de janeiro a 27 de março de 2011
Centro Cultural Banco do Brasil
Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Entrada franca
Oi, Aline!
ResponderExcluirAntes de chegar aí no Rio, estava aqui, fui duas vezes. A primeira com o Rodrigo e depois levei as sobrinhas e a mãe também. Eu recomendo mesmo! É fantástico!
Beijo!
Ai, será que passa por SP??
ResponderExcluirLouquíssima pra conferir! :D
Beijocas, querida! Boa sexta!
Aline querida! eu demoro mas apareço nesse blog tão lindo e charmoso! amei suas dicas culturais e as fotos anteriores estão tão lindas!
ResponderExcluirobrigada pelas visitinhas lá no meu canto!
bjs carinhosos!
gi
Adoro esse tipo de trabalho. Mas, nem deve vir a BH =/
ResponderExcluirBeijos!
Legal demais!
ResponderExcluirVi na TV também!
Beijo!
Adorei seu blog ^^
ResponderExcluirE aquela bolsa vermelha linda tb hehehe quero pra mim!!!
bju
Tenho um amigo que tem uma obra dele tatuado em sua pele.
ResponderExcluirEspero que venha a Sampa.
Bjs e boa semana