segunda-feira, 9 de maio de 2011

Banda da semana: Velvet Underground



O Velvet Underground é uma banda nova-iorquina, da segunda metade da década de sessenta, comumente conhecida por seu experimentalismo e vanguarda.

A banda que lançou Lou Reed e Nico para o mundo ousou ao eleger como temas a prostituição, o homossexualismo e o uso de drogas - característicos do submundo da Nova York de então. A "sujeira sonora", com ruídos e microfonias, é também marca registrada do grupo, considerado por muitos o pai da música alternativa e o precursor do punk. Como produziam um som nada comercial, a venda de seus discos costumava ser pífia, e estes acabaram se tornando verdadeiras relíquias.

Andy Warhol, o famoso artista da pop art "adotou" a banda, financiando-a e incluindo-a no séquito da Factory, tanto que a famosa drag queen Candy Darling acabou se tornando musa inspiradora de muitas letras de Lou Reed. Warhol foi, ainda, o autor da famosa capa do primeiro disco do grupo.

Inúmeros artistas, como Iggy Pop, Beck, Depeche Mode, Strokes, Radiohead e Joy Division apontam a banda como influência preponderante em suas carreiras.


a banda, com Andy

Candy & Andy

E só porque eles são uma das minhas bandas favoritas, vão embalar a nossa semana por aqui.
Enjoy!
_________________________

Já tá participando do sorteio do colar Linda Ataka? Não?!
Então passa aqui!

5 comentários:

  1. Não conhecia a Velvet Underground.

    Entretanto, AMO Iggy Pop, Radiohead e Joy Division. Então, tô ouvindo sua playlist para conhecer um pouco mais do som do Velvet Underground!

    xerOOOO

    ResponderExcluir
  2. Não conheço! Já anotei aqui pra pesquisar mais quando estiver em casa! :)

    Beijinhos, flor! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu amoooooooooo essa banda! Velvet Underground é mara.

    ResponderExcluir
  4. Quero ouvir...
    E fiquei interessada na exposição que indicou no ultimo post. Parece ser bem interessante. Ah, vc estava linda de saia longa preta!

    Bjs! Boa semana!

    ResponderExcluir