sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dica cultural: Oscar Oiwa


Dividido entre Nova York e São Paulo, o pintor Oscar Oiwa realiza a primeira mostra individual no Rio de Janeiro, onde vai expor no MNBA a partir de 3 de maio.
O artista produz uma obra situada num mundo pós-apocaliptico, que prescinde da presença humana. Nesta mostra, reunindo 15 telas, um dos destaques é a grande tela Nest, pintada em verde e medindo 222 x 555 cm, que estampa a impetuosidade da natureza engolfando resquícios de civilização, objetos de design que ficam imprestáveis pela força da natureza.
A recente devastação de Fukushima, que varreu do mapa grandes contingentes de pessoas no Japão, parece ter sido profetizada na série CAOS(2005-06), integrada pela obra Nest, que há dois anos Oiwa apresentou inicialmente no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio. A exposição foi exibida em seguida nesta cidade destruída implacavelmente pelo tsunami.
As marcas do sofrimento também percorrem a exposição, representadas através de pedaços de carne penduradas que esboçam o contorno dos países que participam ou sofrem as cruéis consequências das guerras.
Cidadão cosmopolita, residindo em Nova York, aos 45 anos, Oscar Oiwa participou do circuito artístico de cidades como Paris, Londres, Beijing e Tóquio. Nos EUA, a curadora Marilyn Zeitlin, conhecida por ter levado Bill Viola à Bienal de Veneza em 1995, organizou uma exposição individual do artista no Museu da Universidade do Estado de Arizona, em 2007. Suas obras integram importantes acervos no Brasil e no exterior.
Exposição de Oscar Oiwa

Abertura:  3 de maio, às 18h30, na sala Bernardelli
Periodo:  de 3 de maio até 20 de junho
Visitação:  de terça a sexta,  das 10h/18h;  sabados, domingos e feriados,  das 12h/17h.  Ingresso:  R$ 5,00 sendo grátis aos domingos.  
O MNBA fica na av. Rio Branco,  199 – Cinelândia – tel.:  (21)2219-8474
Visite o site:  www.mnba.gov.br

8 comentários:

  1. Pena que é no Rio.
    Eu podia jurar que vc era paulista.
    Fico muito feliz com as suas visitas.
    Bom fim de semana pra você.
    Super Beijus

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal!! Pessoal tem mesmo que aproveitar e ir. Aqui na minha cidade é raro ter algo. Mas quando tem em POA a gente geralmente vai.

    ResponderExcluir
  3. Amiga to em falta com vc,tava sem internet,voltou caiu,agora está normalizando,andei olhando seus looks o da saia longa eu salvei pq adorei e vou imitar pode né?Muito lindo ta seu cabelão deixa ele assim please.Bjksss

    ResponderExcluir
  4. Amiga to em falta com vc,tava sem internet,voltou caiu,agora está normalizando,andei olhando seus looks o da saia longa eu salvei pq adorei e vou imitar pode né?Muito lindo ta seu cabelão deixa ele assim please.Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Nossa, gostei muito da dica, eu sou maníaca por tudo que é pós-apocaliptico. Nomezinho devidamente anotado, diretamente pro caderninhos das "pesquisa artística".
    Vamos acompanhar e ver se vem pra SP.
    Bjão linda !

    ResponderExcluir
  6. blog lindo e maravilhoso, amei, super haver comigo...
    ja estou super seguindo ele
    e sua loginha tb ta flor?
    beijao

    www.pinup-pos-moderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline gostaria de saber se moras no rio? pois sou de Belem do PA e infelizmente não consegui comprar ingressos on line para o rock in rio e eu preciso muito ir com meu marido no dia do slipknot eu sonho intensamente com isso ... se eu desse o dinheiro a vc
    vc poderia comprar os ingressos para mim e o meu sonho ir ... e ficaria grata demais por isso de qualquer forma obrigada bj
    meu e-mai e caverockb@hotmail.com
    desculpa eu ter perguntado isso viu ... e que eu não conheço ninguem no rio

    ResponderExcluir