terça-feira, 31 de maio de 2011

Dica de leitura - "Ponto Final"



Ponto Final - Crônicas sobre os anos 1960 e suas desilusões é uma coletânea de artigos que o jornalista Mikal Gilmore publicou na revista Rolling Stone. Para essa reunião, o autor buscou fazer um recorte que abrangesse artistas icônicos no que se referisse à transformação cultural dessa época: os escritores Allen Ginsberg, Hunter Tompson e Ken Kesey; o psiquiatra famoso pelas pesquisas com LSD, Timothy Leary; músicos como os Beatles, Bob Dylan, a banda Greatful Dead, Johnny Cash, Bob Marley, Pink Floyd, Led Zeppelin, The Doors, entre outros.

Suas narrativas descrevem os bastidores dos trabalhos mais importantes da década, revelando não só o brilhantismo e originalidade dessas pessoas, mas também o alto preço que pagaram por seu pioneirismo. Sanidade, saúde, segurança, liberdade, e em alguns casos, a própria vida - foi o que lhes custou a abertura de novos caminhos em arte e a sua assinatura na história. Gilmore dá especial atenção à importância do uso de psicoativos no processo criativo desses artistas, sem, no entanto, omitir as trágicas sequelas que eles sofreram.

Quanto ao estilo, o autor soube dosar a objetividade, a elegância e o coloquialismo do bom jornalismo com um pouco da própria paixão e história pessoal, tornando os textos envolventes sem cair na pieguice.

Ponto Final, ao analisar e avaliar obras que instauraram a contracultura e que demonstraram a força da juventude,  compõe um  prato  cheio  para  admiradores dos anos sessenta e da cena roqueira. 

3 comentários:

  1. Amo Arctic Monkeys também, hehe! ♥ E esse livro parece ser bem legal, heim?!
    Hoje abri seu blog e uma música muito gostosinha começou a tocar, já animou a minha terça-feira.
    Adoro suas playlists!

    =***

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser muito legal..!
    bjkas

    ResponderExcluir
  3. deve ser bom mesmo
    vou procurar aki pela minha cidade...
    beijos

    ResponderExcluir