quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dica Cultural: Festival Varilux de Cinema Francês



O evento será simultâneo de 08 a 16 de junho no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

Além de exibição de filmes em todas as cidades, o festival promove um encontro entre profissionais da área cinematográfica no Rio de Janeiro. A delegação francesa e os profissionais brasileiros debatem o mercado no encontro “Cinema digital e diversidade cultural: Desafios e oportunidades para as indústrias brasileira e francesa” no dia 10 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio. 

No sábado, dia 11, também no Rio, o Festival exibe ao ar livre (no Forte do Leme) a animação francesa “Um gato em Paris” - que também integra a mostra regular - e “Orfeu Negro” filme franco-brasileiro dirigido por Marcel Camus, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de 1960 (melhor filme estrangeiro) e da Palma de Ouro em Cannes, em 1959.

Retrospectiva de filmes da atriz francesa Sandrine Bonnaire, iniciativa do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil, acontece dentro do festival, entre 8 e 16 de junho, nas cidades do Rio e de São Paulo e, em seguida, parte em itinerância para mais seis cidades brasileiras.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela Unifrance Film International, associação de promoção do cinema francês no mundo que realiza mostras em grandes capitais como Nova York, Tókio, Moscou, Pequim e também no Brasil. O festival é promovido e patrocinado pela multinacional francesa Essilor-Varilux.  O evento conta também com o patrocinio da Citroën e o copatrocinio da Allianz Seguros, L’Oréal, Tok&Stok e Sofitel. É produzido pela Bonfilm com apoio da Embaixada da França no Brasil e da rede de Alianças Francesas.  Durante o Festival, as exibições dos filmes serão realizadas pela Auwe Digital, parceira do evento, responsável pelo encoding, legendagem e distribuição os longas para todas as salas de cinema.

Veja a programação aqui.

7 comentários:

  1. Acho bem legal esse tipo de evento, morro de vontade de poder participar.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Acho bem legal esse tipo de evento, morro de vontade de poder participar.

    :*

    ResponderExcluir
  3. Delícia, né??? Tô aqui fazendo minha programação! hehehe

    Beijinhos, querida!

    ResponderExcluir
  4. ahh quero ficar preguiçosa igual a vc então, me ensina! hahaha =)

    saudades li!

    beijoss

    ResponderExcluir
  5. eu estava em Natal e vi o cartaz
    mas não vou poder ir
    tenho um amigo que vai
    to com inveja
    hehhehheh



    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro cinema francês.
    Como está o Ozzy?
    bjks!

    ResponderExcluir