segunda-feira, 25 de julho de 2011

Playlist da semana - Elvis Costello


Nascido Declan Patrick Aloysius MacManus, em Londres, Elvis Costello passou a adolescência em Liverpool, onde formou sua primeira banda.
Começou sua carreira artística em meio à consolidação do punk e do new wave, embora tenha adquirido maior notoriedade um pouco mais tarde, no início dos anos 80.

Li uma crítica de Marco Antonio Bart, que o define com justiça e precisão: 

"No seu ápice criativo, era capaz de enfiar sequência após sequência de clássicos instantâneos, que uniam (unem) sem emendas influências múltiplas – beatlemania, country, Brill Building, Motown, Bacharach, jazz, punk, blues, reggae, standards, rockabilly. Às vezes mais de um gênero ao mesmo tempo, na mesma música. O homem não é apenas uma enciclopédia da música popular dos últimos 60 ou 70 anos; ele também consegue costurar todo o seu conhecimento em canções que nascem atemporais. Em alguns momentos, sim, resvala no pastiche; noutros, parece perder um pouco a personalidade; em terceiros, renuncia (voluntariamente) à originalidade. Mas sempre deixa o ouvinte com vontade de assobiar. O que mais importa no pop, afinal?"





Tenho a impressão de que Costello pode fazer o que lhe der na telha. Ele passeia tranquila e eficientemente por inúmeros estilos, razão pela qual se deu tão bem com o meu virtuose preferido: Sir Paul! Pois é! Os rapazes firmaram uma parceria, que rendeu um cd e alguns shows juntos. 

São dois que não hesitam em ir do rock ao pop, com uma paradinha no clássico, sem o menor constrangimento. Abdicam da fidelidade a um único estilo, em nome da exploração de novas possibilidades criativas. 

Afinal, se a música é boa, o deleite é garantido!



7 comentários:

  1. Amei o post!! Afinal, quem não gosta de música boa, né?

    ResponderExcluir
  2. Música é sempre bom...
    Ah, segui sua dica e fui na Marisa procurar aquela meia com os corações...achei e estou louca para usar, hehehe!

    Beijos linda!


    =*

    ResponderExcluir
  3. para mim Elvis Costello é sinônimo de She! haha
    AMO essa música, é perfeita!!! =)

    beijossssss Li!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga vou te falar q vc sempre acerta nas escolhas de bandas,musicas etc,adorei!bj

    ResponderExcluir
  5. É esse MALUCO q canta She??????
    Loucura!!!! Nunca tinha visto ele. hahahaha
    UAU!!!

    ResponderExcluir