Quando criança, gostava de ler todos os meus livros repetidas vezes! Chegava a decorar os livros paradidáticos. Quando enjoava dos meus, partia para os da minha mãe, para sua aflição (ela me surpreendeu lendo A profecia com dez anos, tomou o livro, mas passei umas noites em claro com medo do "coisa ruim").
É difícil eleger o meu favorito da infância, mas acho que um que acabou influenciando meu lado mais "viajante" foi O menino maluquinho, do Ziraldo, que li para a escola, na terceira série.
Tomei um amor por esse livro, que me sentia amiga dos personagens. Os desenhos também me influenciaram bastante. Não sou exímia desenhista, mas dediquei muitas horas a esse ofício, graças a esse livro e às revistinhas da Turma da Mônica.
Eis o resumo do livro, tirado, novamente, do wikipedia:
O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga, conhecido por Ziraldo.
Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.
O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2006 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.
No dia 24 de outubro de 2010, o personagem completou 30 anos, na mesmo dia do aniversário de seu criador, Ziraldo.
O meu livro infelizmente se perdeu. Mas é certo que o comprarei quando tiver meu bacuri.
Ouuun!
ResponderExcluirEsse também era meu livro favorito na infância, carambaa!
Já li várias vezes...
Infelizmente não o tenho mais, devo ter doado para a biblioteca, sei lá.
Deu até vontade de ler! *_*
Beijos, bom final de semana!
♥
Eu li no caminho de casa para a escola (à pe!). Adorei
ResponderExcluirOwn!
ResponderExcluirtmbm gosto do menino maluquinho
Acho que meu de infância preferido
é um do Bartolomeu de Campos Queiroz, chamado Indez, uma vez ele veio na minha cidade num evento literário, e eu o conheci, foi tão bom!!!
ps: para mim, Ziraldo é tudo de bom
bjs
eu lembro que eu lia esse libro praticamente todo ano, e sempre disparava a chorar no final...
ResponderExcluir"medo de crescer"...
sem duvida ziraldo foi muito phoda ao escrever essa história, que com tanta ilustração e dizendo o necessario faz com que qualquer pessoa em qualquer idade se apaixone!! ♥
beijos
Como era gostoso folhear esse livro e o dA Professora Maluquinha tbm!
ResponderExcluirNostalgia...
Beijinhos
Esse eu nunca li, mas eu era fã da Série Vagalume, e gostava especialmente dos livros do Ganymedes José, você conhece ?
ResponderExcluirE nas férias na casa da minha vó, assim como você, eu partia pros livros adultos quando os meus se esgotavam, e acabei lendo um livro para agentes de saúde, o Tempo e o Vento, e até pedaços da bíblia - morri de medo do velho testamento - e tudo mais que aparecia.
Tô adorando seu desafio !!
Bjos
Anna
Amor eterno pela série Vagalume, Anna!
ResponderExcluirMeus favoritos eram os do Marcus Rey!
Lembro desses: Enigma da Televisão, Mistério do Cinco estrelas, Na rota do perigo, A ilha perdida, O escaravelho do diabo, O fantasma do tio Willian... Meu irmão herdou e virou fã!
Aline, esses posts estao incriveis!
ResponderExcluirSeu blog é foda demais!!!
bjos
Obrigada anônimo!!!
ResponderExcluir=D
o livro inesquecível da infância foi "Macaco Simão rifa um leão".
ResponderExcluirai..eu li.
ResponderExcluirQuero q minha filha leia tbém.
bjs Aline.
www.ffash.com.br
Aline, lembro até hoje quando comprei o livro Menino Maluquinho! Foi na feira do livro, na escola... meus pais tinham me dado dinheiro para comprar dois livros e eu já tinha comprado. Mas, quando vi a capa do Maluquinho, me encantei! Era a versão de bolso e, por isso, mais barata e comprei meu livro favorito da infância!
ResponderExcluirOutro que li e lembro até dos desenhos era o Avó Feiticeira. Não foi um livro conhecido, mas ele mexeu muito com a minha imaginação. Era de uma riqueza de cores divina! Duas crianças tinham medo de uma senhora e imaginavam que ela seria uma feiticeira, e imaginavam altas histórias. Mas ela era só uma vó que ía buscar sua neta na escola!
Bobinho, mas fofinho, rs...
Beijos!
Genteeee, eu amava o Menino Maluquinho e a coleção vaga lume!!! Acho que li alguns livros trocentas vezes, sério mesmo, tinha um chamado O Cadáver ouve rádio que eu sabia a história decorada hehehe Isso sem falar do Caso da Borboleta Atíria, o Escaravelho do Diabo, A Ilha Perdida e tantos outrossss!!! Li muito Monteiro Lobato também, além de assistir na televisão a versão antiga.
ResponderExcluirAgora Line, você disse que sua mãe te viu lendo A Profecia, imagina que eu li Asfalto Selvagem do Nelson Rodrigues com nove anos de idade (sim, conheci Engraçadinha muito precocemente), e meu pai só soube depois que eu tinha terminado. Imagina o susto que eles tomaram hehehe... E não vou mentir, eu também fiquei bem assustada, mas foi paixão a primeira vista com o Nelson.
Saudade da infância, e estou com o anônimo, esses posts estão fodaaaa!!
Beijos
Tati
Oi Aline!!! Mulher, como vc lê!!!! Cada vez que passo aqui, um livro diferente ali na cabeceira!!!! Quando crescer, serei como vc!!!! Adoro d+++ seu blog e amei o desafio!!! Meu livro de infância preferido é "CAZUZA", de Viriato Correia. É um menino, no interior do Maranhão, que quer muito ir pra escola, mas quando vai, se decepciona com a rigidez da escola, porque é muito livre. Paralelamente vive coisas tão distantes da minha infância, como a jiboia que comeu uma vaca, um morto que volta na hora do velório. Coleção Vagalume eu já estava com uns 11 anos, mas A ILHA PERDIDA e o MISTÉRIO DOS 5 ESTRELAS, dos meus preferidos!!!! BJOKAS!!!
ResponderExcluirEu também lia O Menino maluquinho o/ o/
ResponderExcluirAdorei seu blog. Lógico que não poderia deixar de segui-lo. Ficaria muito feliz se seguisse o meu também. Gostaria de pedir para você votar/responder a enquete que criei: Perfil da Leitora, para mim ajudar a concluir o mídia kit do blog.
http://mundofashionfemenino.blogspot.com/
Beijinhos!!!
Adoooro o Ziraldo !!!
ResponderExcluirE o Menino Maluquinho é um clássico da infância !!!
Preciso comprar para
o fufuquinho !!!
Beijoooocas
Gugui adora o menino maluquinho, olha a evolução, ele já leu e nem chegou no pré ainda (qauer dizer, eu li pra ele né?)
ResponderExcluirenfim, a parte que ele mais gosta é a das 10 namoradas e da parte em que o menino tem fogo no rabo e macaquinhos no sótão.
Gugui adora fingir q é maluquinho, feito o menino...rs
O meu era A Bolsa Amarela, da Lygia Bojunga. Um primor da literatura infanto-juvenil!
ResponderExcluir