sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Desafio de livros - Livro favorito quando criança

Quando criança, gostava de ler todos os meus livros repetidas vezes! Chegava a decorar os livros paradidáticos. Quando enjoava dos meus, partia para os da minha mãe, para sua aflição (ela me surpreendeu lendo A profecia com dez anos, tomou o livro, mas passei umas noites em claro com medo do "coisa ruim"). 

É difícil eleger o meu favorito da infância, mas acho que um que acabou influenciando meu lado mais "viajante" foi O menino maluquinho, do Ziraldo, que li para a escola, na terceira série.



Tomei um amor por esse livro, que me sentia amiga dos personagens. Os desenhos também me influenciaram bastante. Não sou exímia desenhista, mas dediquei muitas horas a esse ofício, graças a esse livro e às revistinhas da Turma da Mônica.

Eis o resumo do livro, tirado, novamente, do wikipedia:

O Menino Maluquinho é um livro infanto-juvenil brasileiro de 1980 criado pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga, conhecido por Ziraldo.
Apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, "maluquinha". São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.
O livro se tornou um sucesso, tendo vendido até dezembro de 2006 mais de dois milhões e meio de exemplares, sendo conhecido por inúmeras crianças, servindo de inspiração para uma peça teatral, filmes, histórias em quadrinhos e uma série de TV de mesmo nome. Também é utilizado por algumas escolas no incentivo à leitura.
No dia 24 de outubro de 2010, o personagem completou 30 anos, na mesmo dia do aniversário de seu criador, Ziraldo.


O meu livro infelizmente se perdeu. Mas é certo que o comprarei quando tiver meu bacuri.

18 comentários:

  1. Ouuun!
    Esse também era meu livro favorito na infância, carambaa!
    Já li várias vezes...
    Infelizmente não o tenho mais, devo ter doado para a biblioteca, sei lá.
    Deu até vontade de ler! *_*

    Beijos, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Eu li no caminho de casa para a escola (à pe!). Adorei

    ResponderExcluir
  3. Own!
    tmbm gosto do menino maluquinho
    Acho que meu de infância preferido
    é um do Bartolomeu de Campos Queiroz, chamado Indez, uma vez ele veio na minha cidade num evento literário, e eu o conheci, foi tão bom!!!


    ps: para mim, Ziraldo é tudo de bom


    bjs

    ResponderExcluir
  4. eu lembro que eu lia esse libro praticamente todo ano, e sempre disparava a chorar no final...
    "medo de crescer"...
    sem duvida ziraldo foi muito phoda ao escrever essa história, que com tanta ilustração e dizendo o necessario faz com que qualquer pessoa em qualquer idade se apaixone!! ♥

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Como era gostoso folhear esse livro e o dA Professora Maluquinha tbm!
    Nostalgia...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Esse eu nunca li, mas eu era fã da Série Vagalume, e gostava especialmente dos livros do Ganymedes José, você conhece ?
    E nas férias na casa da minha vó, assim como você, eu partia pros livros adultos quando os meus se esgotavam, e acabei lendo um livro para agentes de saúde, o Tempo e o Vento, e até pedaços da bíblia - morri de medo do velho testamento - e tudo mais que aparecia.
    Tô adorando seu desafio !!
    Bjos
    Anna

    ResponderExcluir
  7. Amor eterno pela série Vagalume, Anna!
    Meus favoritos eram os do Marcus Rey!
    Lembro desses: Enigma da Televisão, Mistério do Cinco estrelas, Na rota do perigo, A ilha perdida, O escaravelho do diabo, O fantasma do tio Willian... Meu irmão herdou e virou fã!

    ResponderExcluir
  8. Aline, esses posts estao incriveis!
    Seu blog é foda demais!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  9. o livro inesquecível da infância foi "Macaco Simão rifa um leão".

    ResponderExcluir
  10. ai..eu li.
    Quero q minha filha leia tbém.

    bjs Aline.
    www.ffash.com.br

    ResponderExcluir
  11. Aline, lembro até hoje quando comprei o livro Menino Maluquinho! Foi na feira do livro, na escola... meus pais tinham me dado dinheiro para comprar dois livros e eu já tinha comprado. Mas, quando vi a capa do Maluquinho, me encantei! Era a versão de bolso e, por isso, mais barata e comprei meu livro favorito da infância!

    Outro que li e lembro até dos desenhos era o Avó Feiticeira. Não foi um livro conhecido, mas ele mexeu muito com a minha imaginação. Era de uma riqueza de cores divina! Duas crianças tinham medo de uma senhora e imaginavam que ela seria uma feiticeira, e imaginavam altas histórias. Mas ela era só uma vó que ía buscar sua neta na escola!

    Bobinho, mas fofinho, rs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Genteeee, eu amava o Menino Maluquinho e a coleção vaga lume!!! Acho que li alguns livros trocentas vezes, sério mesmo, tinha um chamado O Cadáver ouve rádio que eu sabia a história decorada hehehe Isso sem falar do Caso da Borboleta Atíria, o Escaravelho do Diabo, A Ilha Perdida e tantos outrossss!!! Li muito Monteiro Lobato também, além de assistir na televisão a versão antiga.
    Agora Line, você disse que sua mãe te viu lendo A Profecia, imagina que eu li Asfalto Selvagem do Nelson Rodrigues com nove anos de idade (sim, conheci Engraçadinha muito precocemente), e meu pai só soube depois que eu tinha terminado. Imagina o susto que eles tomaram hehehe... E não vou mentir, eu também fiquei bem assustada, mas foi paixão a primeira vista com o Nelson.
    Saudade da infância, e estou com o anônimo, esses posts estão fodaaaa!!
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline!!! Mulher, como vc lê!!!! Cada vez que passo aqui, um livro diferente ali na cabeceira!!!! Quando crescer, serei como vc!!!! Adoro d+++ seu blog e amei o desafio!!! Meu livro de infância preferido é "CAZUZA", de Viriato Correia. É um menino, no interior do Maranhão, que quer muito ir pra escola, mas quando vai, se decepciona com a rigidez da escola, porque é muito livre. Paralelamente vive coisas tão distantes da minha infância, como a jiboia que comeu uma vaca, um morto que volta na hora do velório. Coleção Vagalume eu já estava com uns 11 anos, mas A ILHA PERDIDA e o MISTÉRIO DOS 5 ESTRELAS, dos meus preferidos!!!! BJOKAS!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu também lia O Menino maluquinho o/ o/

    Adorei seu blog. Lógico que não poderia deixar de segui-lo. Ficaria muito feliz se seguisse o meu também. Gostaria de pedir para você votar/responder a enquete que criei: Perfil da Leitora, para mim ajudar a concluir o mídia kit do blog.

    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  15. Adoooro o Ziraldo !!!
    E o Menino Maluquinho é um clássico da infância !!!
    Preciso comprar para
    o fufuquinho !!!
    Beijoooocas

    ResponderExcluir
  16. Gugui adora o menino maluquinho, olha a evolução, ele já leu e nem chegou no pré ainda (qauer dizer, eu li pra ele né?)

    enfim, a parte que ele mais gosta é a das 10 namoradas e da parte em que o menino tem fogo no rabo e macaquinhos no sótão.

    Gugui adora fingir q é maluquinho, feito o menino...rs

    ResponderExcluir
  17. O meu era A Bolsa Amarela, da Lygia Bojunga. Um primor da literatura infanto-juvenil!

    ResponderExcluir