quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Desafio de livros - Livro favorito que eu tinha de ler para a escola

Não consigo pensar num livro didático ou paradidático que eu amasse ler. Lembro que eu tinha a mania de ler os livros de estudos sociais e português nas férias, e de que eu fazia todos os exercícios em casa, com muita antecedência, e passava as aulas papeando, para o desagrado dos professores.

A partir da quinta série, surgiram livros bem empolgantes, cujos títulos não recordo. Lembro que adorei um sobre o movimento em favor das diretas, e de outro sobre cultura clássica.

A verdade é que acho que há um abismo colossal entre as leituras juvenis e a leitura dos clássicos no ensino médio. Os guris têm de transitar de textos relativamente fáceis para a mais alta literatura e isso dá um nó na cuca dos pobres, fazendo com que eles reajam com a pior das resistências. Só quem já é incentivado pela família desde cedo se encontra nas leituras obrigatórias dos clássicos. Eu mesma, que sempre amei ler, achei Machado de Assis um porre, enquanto hoje acho-o um gênio. Não estava madura pro texto dele aos 16 anos.

Pouca coisa me impressionou de fato na escola, embora eu nutrisse muito respeito pelos textos e suspeitasse que havia muita coisa ali a explorar. 'Amar' é palavra forte, mas me encantei com uma coletânea da Clarice, chamada O primeiro beijo. Lembro de tê-la relido umas duas vezes. Eu também já tinha um pé na poesia e achava Augustos dos Anjos muito descolado, rsrs, mas não chegamos a ler um livro dele inteiro.




Então, fica sendo Clarice figurinha repetida nesse desafio.

=)

3 comentários:

  1. Desse tipo de livro eu lembro muito os da série Vaga Lume. Eu adorava.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm lia meus livros nas férias
    e fazia os exercícios antes
    gostava do de L. Portuguesa, do de ciências em especial e do de Geografia. heheheheh

    lembro de muito lidos na época da escola, mas não li o indicado.
    bjs

    ResponderExcluir