segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desafio de livros - O último livro que você leu

O último livro que terminei foi Fausto, do escritor alemão Goethe. Eu já sabia da importância dessa obra de Goethe para a literatura universal, mas só recentemente tive a oportunidade de lê-la. Confesso que não foi fácil. Eu não lia poemas dramáticos desde a faculdade, quando desbravei, com prazer até, os épicos de Homero e Ovídio, e com bastante enfado Os lusíadas, de Camões.



Daí que quando cheguei à terceira parte do texto, com aquele monte de alegorias, fadas, bruxas, ninfas e anões cantando, estive a ponto de desistir. Mas como eu havia lido um ensaio interessantíssimo sobre ele no livro Tudo que é sólido desmancha no ar, do Marshall Berman, insisti.

Baseada numa lenda, a obra relata a vida de Dr. Fausto, que vendeu a alma para Mefistófeles (também conhecido como demo) em troca de prazeres terrenos, riqueza, conhecimento e poderes ilimitados. Seria uma alegoria da tragédia humana, retratando o indivíduo que se sente dividido entre a elevação espiritual e os prazeres mundanos. Até onde submeteríamos nossa ética na busca por conhecimento e experiências?

O livro me deu um tapão na cara, porque ando numa fase fáustica pré Mefistófeles, na qual ando tão mergulhada em livros que me esqueço das pessoas. Foi exatamente quando Fausto atingiu esse isolamento que ele percebeu que precisava viver mais as coisas que estudá-las.

Já adianto, para quem estiver se interessando, que é um livro para ler calmamente, sem pressa, refletindo sobre as diferentes fases do protagonista. E certifique-se de obter uma tradução que não piore a dificuldade do texto, porque arrumei uma tão mal feita que tive  de pegar outra emprestada com meu irmão.

10 comentários:

  1. Aline, qual tradução você indicaria? :x

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho dificuldade de ler muita alegoria... Não é que eu não leia nada que não seja documentario, mas se é "BASEADO" demais (em fatos reais ou surreais kkkk)eu já fico com preguiça

    ResponderExcluir
  3. Mulena, vou conferir a tradução do meu irmão em casa e volto pra te indicar.
    ;)

    Val, o texto em si faz menção a uma lenda mt difundida. Há vários textos sobre Fausto, mas o drama desse do Goethe serve pra ilustrar a tragédia humana. E é pra ler com muuuita paciência, rsrs.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline
    recentemente comecei a ler um livro que cita bastante o Fausto de G.
    até procurei para baixar e ler
    mas só tem umas partes na net
    quero le-lo depois

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Dá pra ler online!

    http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/faustogoethe.html

    ResponderExcluir
  6. To acompanhado o desafio e adorando as dicas... esse tá na lista.

    ResponderExcluir
  7. Você fez faculdade de letras?? Fico impressionada como conhece literatura... Bjs! Boa semana!!

    ResponderExcluir
  8. Estou adorando acompanhar os livros que você lê por aqui =) E sempre quis ler Fausto, mas ainda não consegui. Acho que agora com sua resenha vou arranjar um tempo ;)
    Beijos

    ResponderExcluir