domingo, 16 de outubro de 2011

Dica de leitura - Uma noite no Chateau Marmont



A editora Record me enviou o livro Uma noite no Chateau Marmont para resenha, e quando vi que a sinopse abordava a ascenção de um astro de rock, fiquei empolgada. O romance foi escrito por Lauren Weisberger, autora de O diabo veste Prada, que não li, mas cuja adaptação para o cinema vocês certamente já conhecem. 

O romance narra a trajetória de Brooke, uma nutricionista que se divide entre dois empregos para que o marido, Julian Alter, possa se dedicar à carreira de músico. O rapaz consegue um contrato com a Sony e sua vida começa a mudar drasticamente, comprometendo a relação do casal. Há todo um esforço por parte dos dois em tentar conciliar as coisas, mas uma noite no Chateau Marmont - famoso hotel de Los Angeles frequentado por celebridades e artistas - e uma foto comprometedora dos paparazzis pode por tudo a perder.

Logo no início, identifiquei-me muito com a protagonista, pela dupla jornada de trabalho, por morar no subúrbio e passar horas no transporte público creyssafeelings e por trabalhar com adolescentes (para quem é novo aqui, fui professora do Ensino Médio até o meio do ano passado). O romance segue a fórmula "ética x sucesso e fama" encenada em O diabo veste prada, só que dessa vez o dilema não é vivido pela protagonista, mas por seu par amoroso. Julian, absorvido por inúmeros compromissos e eventos, está cada vez mais ausente na vida dos amigos, familiares e da esposa. Esta, por sua vez, encontra mais e mais dificuldades em administrar os turnos de sua profissão com festas exclusivas, Grammys e talk shows, e o preço a pagar por tamanho apoio ao esposo pode ser mais caro do que ela imagina.

Como vocês já devem estar imaginando a essa altura, Brooke vai percorrer um espinhoso caminho de decepção e insegurança que todas nós já experimentamos, talvez em menor proporção, é claro, a menos que seu bofescândalo seja famoso.  Lembra um pouco as reviravoltas de Bridget Jones.

Julian terá o caráter posto à prova, ao transitar da condição de bom e talentoso rapaz à de estrela do showbizz, com direito a alguns rompantes de bastardo egoísta.

A melhor amiga de Brooke, Nola - linda, loura, fashion e bem sucedida - tem ecos de uma Samantha Jones dez anos mais jovem, com sua abordagem direta e desbocada, uma sucessão de amantes, mas capaz de uma amizade leal  e sólida.

A história se passa entre Nova Iorque, onde eles moram, e Los Angeles, onde as coisas acontecem, e todos os ícones da contemporaneidade estão presentes: iPhones, blackberries, blogs sobre celebridades, papparazzis, tabloides, anorexia, assim como as próprias celebridades - John Travolta liga para Julian parabenizando-o pelo novo disco, Bon Jovi bate um papo com o casal no Chateau, Natalie Portman janta num restaurante badalado etc. Weisberger consegue compor, com uma linguagem objetiva e enxuta, um panorama de nosso tempo, analisando uma cultura obcecada por celebridades e revelando que todo cuidado é pouco quando se tem alguma fama numa sociedade constantemente conectada.

As elipses ao final de cada capítulo dão ao livro o sabor de texto-para-ser-devorado. Apesar do cunho predominantemente dramático, o romance tem seus momentos de humor, com belas sátiras da high society. O desfecho me pareceu um tanto abrupto, mas no geral é um romance bastante realista, atual e renderia um bom filme.

Uma noite no Chateau Marmont
Lauren Weisberger
Editora Record
496 páginas

9 comentários:

  1. E que atriz você escolheria para fazer a personagem? (adoro isso)

    Ótima resenha.

    =*

    ResponderExcluir
  2. Aline
    não o li o livro
    e gostei muito da sua resenha
    assim que eu puder
    vou ler esse

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline
    suas resenhas são sempre ótimas,fiquei babando para ler esse livro.Obrigado pela visita!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Saudades de ler um livrinho assim para variar.
    Beijos Line, qualquer novidade sobre a viagem, quero saber hein?
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Nunca li O Diabo Veste Prada também, mas adoro o filme. E fiquei com vontade de ler esse, os conflitos parecem muito interessantes.
    Ah, eu tenho uma dica de leitura pra você! Não sei se vc conhece o autor Jonathan Safran Foer, mas adoro os livros dele! Só não li o mais novo (Eating Animals), mas o 'Tudo se Ilumina' e 'Extremamente Alto e Incrivelmente Perto' são ótimos! Se tiver tempo, acho que vc vai gostar.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Só vi o filme O diabo veste Prada.
    Preciso ler mais...
    Amiga uma linda semana pra você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Quando puder vou ler. Agora não da pra ler um troço desses mas fará muito sentido pra

    ResponderExcluir
  8. nossa eu amo essa "série" de livros..ando com saudade de ter tempo de ler..pq o tcc esta me consumindo! mas assim q passar essa correria quero ler mt mt mt e esse ja esta na minha lista
    não há nda mais gostoso q ler um bom livro em tipo 5 dias ...
    eu li outro dessa autora, " a caça de harry n sei oq lá...rs"
    bjs flor

    ResponderExcluir