quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dica de leitura e concurso cultural - Escola dos Sabores


A editora Sextante me enviou o livro Escola dos Sabores para resenha, e eu adorei porque saquei logo que rolava uma coisa afetiva com a gastronomia no enredo. Não sei vocês, mas eu  costumo associar certos pratos a diferentes sensações e lembranças. Uma caneca de chocolate quente sempre me acalma no fim de um dia difícil; biscoitos amanteigados me fazem crer que tudo vai dar certo; peixe frito e sonho me lembram  férias na casa da minha avó materna, no litoral; massa de bolo crua me lembra a casa da minha avó paterna cheio de primos e tios; espaguete me lembra um jantar a luz de velas com minha mãe, numa noite em que a energia acabou... 

O livro de Erica Bauermeister narra as aulas que a chef Lillian ministra em seu restaurante toda primeira segunda-feira do mês. Ali, seus oito alunos aprendem não só a cozinhar, mas a despertar uma inteligência corporal, pré-racional, através da relação com os cheiros, sabores e texturas.

Cada um dos nove capítulos enfatiza os dilemas pessoais de cada personagem, iniciando pela professora. Lillian descobre o poder de um prato bem selecionado e executado sobre o humor das pessoas e busca transmitir esse saber a seus alunos, ajudando-os a encarar e resolver suas questões. Trata-se de aprender a associar os diferentes sabores, aromas e texturas às sensações que se deseja evocar, bem como de recobrar  sentimentos e memórias obscurecidos pelas durezas vividas.

A autora constrói a narrativa com uma linguagem saborosa de degustar, toda adornada de comparações e metáforas, constituindo uma atmosfera sensorial:

Depois da doçura do melão, aquele sabor era como alfinetadas de pimenta explodindo em sua língua; em segundo plano, a pungência inicial era suavizada por uma base salgada de mariscos, o aveludado sutil do orégano e a massa morna como areia de praia.

É um livro leve, saboroso, e já aviso que lê-lo abre o apetite. Trata-se acrescentar poesia à vida através do estímulo dos sentidos e pelo cuidado em relação a quem se ama.

Escola dos Sabores
Erica Bauermeister
Editora Sextante
222 páginas.

***

 A Sextante está presenteando o blog com mais um exemplar para sorteio. Então, se você curtiu o enredo e ficou a fim de ler, pode concorrer participando do nosso concurso cultural. Para isso, deve-se residir no Brasil, preencher o formulário abaixo uma vez, com nome e email, e responder à pergunta Que prato lhe desperta emoções especiais? Sejam bonzinhos e me contem um pouco da história da iguaria, ok? Vou adorar saber!
=)

O sorteio será feito pelo site Random, no dia 24/11. Boa sorte!


8 comentários:

  1. Eu já queria ler o livro, agora quero mais =D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o enredo do livro. Parece ser muito gostoso de ler. Apesar de não saber cozinhar, super admiro quem sabe, acho uma arte linda =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai que legal! Deu até uma fominha agora, HUEAHUEUA.
    Quero te convidar para visitar meu blog e participar dos sorteios que estão acontecendo lá.
    http://deargirlsupdated.blogspot
    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, tô aqui!!!

    Participando do sorteio e querem mt ganhar... mas ultimamente só pego gripe rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pronto, me inscrevi !
    Adorei o livro, se não ganhar no sorteio, já sei o que comprar de presente para uma amiga !
    Bjos
    Anna

    ResponderExcluir
  6. Pensando em qual prato descrever...rs

    até que dia pode se inscrever?

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Essa eu vou ter que elaborar, mas no fim de semana eu preencho o formulário!! Meu tipo de sorteio, livros, adorooooooooo e amo culinária tb, então fechou!!
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  8. curti o enredo!!! me fez lembrar de cheiros e sabores da minha infancia...
    to participando do sorteio... dedos cruzados!!!
    beijos

    Anah

    ResponderExcluir