sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Resoluções para 2012



Não sou muito organizada, tampouco tenho o hábito de fazer listas (exceto as de mercado e contas a pagar), mas nesse fim de ano, decidi traçar algumas metas para 2012:

- Em quase três anos desse blog - período mais consumista da minha vida - consegui reunir uma quantidade considerável de roupas e acessórios consonantes com a minha personalidade, e minha meta é usá-los com criatividade por bastante tempo, sem precisar comprar mais. Para ser honesta, poucas foram as vezes em que comprei porque precisei, e como ando bem satisfeita com meu acervo, quero reduzir os gastos nessa área, utilizando as economias no item 2. Uma vez, conversando com a Lual, concluí que teria feito algumas viagens bacanas se tivesse comprado menos bugigangas. Esse fato tem me causado uma ressaca moral tremenda, pois eu me enganava que era bem controladinha até começar a listar as coisas que comprava durante um mês. Pois é. Admitir é um bom começo para mudar (espero não estar me enganando nessa).

- Após terminar o mestrado e sair da escola onde lecionava, encontrei mais tempo para praticar o diletantismo. Havia muita coisa que eu queria ler só por curiosidade ou prazer, e esse ano acabou sendo bem rico nesse sentido, embora esteja sentindo falta de estudar e sinta coceiras de fazer prova para o doutorado. Aguardemos os próximos capítulos...

- Os itens 4, 5 e 6 parecem relacionados, mas não são. A ioga ajuda a me acalmar, já que sou muito ansiosa. E preciso voltar a correr (ou nadar) porque estou desprovida de fôlego. Quem me vê estrebuchando ao subir um lance de escada não acredita que já fiz trilha de 3h30 na Ilha Grande, ou dei a volta na Ilha do Pelado, em Paraty! Os 30 não mandam recado e chegaram matando.

- Por que, então, preciso emagrecer? Porque minhas calças não querem fechar, e se eu quiser honrar o item 1, preciso voltar a caber nelas. =P

- Já que tenho lido como se não houvesse amanhã e livros não nascem em árvores, seria bom adquiri-los por preços que contribuam com o item 2. Fora a economia ambiental de aproveitar livros usados, né? Não é difícil e a Estante Virtual está aí para nos ajudar. Se bem que se eu andasse até o sebo, resolvia também o item 5. Anyway...

- Pouquíssimos de vocês sabem disso, mas escrevi dois livros de poesia. Um é sobre o subúrbio do Rio e se chama Soberba Suburbia, mas está fadado à obscuridade porque minha linguagem poética não corresponde mais a que usei nele, logo não pretendo publicá-lo. O outro, que já se chamou Redondilhas Estragadas, mas hoje se chama Febre Fluida, já foi enviado para algumas editoras, mas não obtive resposta, ou as respostas eram que o livro não era comercial, mimimi de editor. A questão é que nada que escrevo com pretensões literárias é comercial. Toda a minha formação enquanto escritora é mais surrealista ou simbólica, incluindo a prosa. E não ajuda o fato de eu meio que ter sumido dos eventos literários. Fazer networking com escritores e editores é importantíssimo, mas eu não sou um raio de Sol e sinto preguiça. Acho que só não caí em depressão porque meus autores favoritos morreram sem publicar livros em vida, ou devendo até as cuecas. Kafka nem queria ser publicado e só o foi, contra a sua vontade, depois de morto. Irônico, não? A verdade é que não sei se ter livro publicado fará de mim mais ou menos escritora. A questão é que ter meu texto impresso no objeto de fetiche maior de um bibliófilo é algo como a fantasia mor da existência. E há tempos que planejo bancar a impressão do meu livro, distribuindo-o gratuitamente pros meus chegados. Mas como ando às voltas com o item 2 (sempre o item 2), quero arriscar porque vai que alguma editora simpatiza com a minha cara.

- Como boa escrevedora, gosto de colecionar cadernos, blocos e agendas. O problema é que essas últimas costumam ser abandonadas lá pelo meio do ano. Apenas as agendas da minha época de professora eram rigidamente preenchidas, porque sempre apareciam alunos espertinhos perguntando por notas de trabalhos inexistentes que eu supostamente havia esquecido de lançar. Mas as agendas que deveriam conter dados e compromissos pessoais rapidamente se transformam em mais um bloco de notas qualquer, com as páginas devidamente arrancadas.

- Esse ano me dei conta de como tenho me isolado do mundo. Minha mãe que o diga, coitada! Tenho vivido um verdadeiro caso de amor com a minha casa, e como o marido é tão ou mais ermitão que eu, houve boatos de que havíamos fugido para as colinas. Minha meta é ser só um pouco menos desnaturada e  telefonar/escrever/visitar as pessoas que amo. Nem são tantas, então acho que não será tão difícil.

- No quesito saúde, sou pior que homem: só vou ao hospital quando acho que estou morrendo. ODEIO hospitais, ODEIO ficar esperando em consultório, ODEIO pedir dispensa no trabalho para ir ao médico, ODEIO gastar dinheiro com remédios para tratar ziquiziras que eu nem imaginava que existiam. Sou meio índia, sabe? Tô com dor, tomo chá ou faço compressa. Tô com moleza, como couve. Tô gripada, vou de suco de laranja... No entanto, algumas coisas acabam me obrigando a recorrer aos médicos: as velhas conhecidas gastrite e rinite; má circulação nas pernas; e a pior de todas: enxaqueca.

Como auto-sabotagem é meu codinome nas quebradas, sei da pouca probabilidade de dar conta da lista toda. No entanto, ficaria contente se já resolvesse a metade. Como a expus aqui para vocês, sentir-me-ei (olha a empolgação!) animada a honrá-la e não fazer papel de bocó diante de meus leitores. Buscarei comentar meus progressos por aqui, ok? Se alguém já tiver estabelecido alguma meta parecida com a minha e quiser dividir a experiência, vou adorar!

Muito obrigada a todos pela interação, pela companhia e pelo carinho durante esse ano.

E que 2012 venha para nós com muitas surpresas boas, realizações, saúde e aprendizado!  E que a gente consiga vivê-lo com energia e boa vontade para por os planos em prática!

Beijo grande em todos!!!
=D

27 comentários:

  1. Gostei da sua listona, ALINE feliz ano novo para vc
    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
  2. Queria muitíssimo fazer que nem aquela menina do blog Um Ano Sem Zara e ficar um ano redondinho sem comprar nada. Sinceramente, acho que gastar dinheiro à toa (por capricho, por carência, o que for) é o que mais me dá vergonha.
    Ficar sem comprar roupa durante um ano. Essa seria a minha resolução.

    ResponderExcluir
  3. Oi ALine,
    tempos que não apareço por aqui para comentar, mas resolvi faze-lo hoje, tanto para te desejar um lindo 2012 quanto para seguir o seu passo e fazer uma lista pra mim também. Acho que pode ser um bom começo para um ano que será de tantos começos pra mim.
    Tenho gostado muito das suas dicas de leitura!
    abraços e muito sucesso!
    Re

    ResponderExcluir
  4. Não costumo comentar, mas adoro sua Little Doll House!! Estabelecer metas é muito bom, significa que vc já pré estabeleceu o caminho que pretende seguir!! Eu ainda não estabeleci minhas metas, mas bem que eu queria ao conseguir terminar o 2012 escrevendo tão bem quanto você!! Desejo que você cumpra todas as suas metas, mas estou na torcida especial pela 8, vc merece!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline,
    sigo seu blog há tempos e o acho muito inspirador. Estou começando um também, espero poder trocar figurinhas (pretextosblog.blogspot.com).
    Bom ano novo,
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Suas metas meio que se fundem com as minhas. Muitas da lista. Sou muito assim com saúde, acho que tudo vai passar se tomar um comprimidinho ou mel haha.

    Percebi que mesmo com o blog, o meu pão durismo ganha e acabo não sendo consumista desenfreada, o que me alivia bastante já que, assim como você, adoro viajar e investir nessa área mais cultural :)

    Um ótimo 2012 pra você (e que essa listinha seja vencida! rsrs)

    ResponderExcluir
  7. Aline,
    Copiei na cara dura mesmo a sua idéia das metas.. na verdade eu queria fazer um ultimo post do ano para o blog e também as metas, então juntei as duas idéias com a sua. Espero que não se importe. beijocas e um lindo 2012 pra ti!

    ResponderExcluir
  8. oii adorei suas resoluções de ano novo, e me identifico muito com elas. Fiz uma lista de 101 coisas em 1001 dias... não é bem uma resolução de ano novo, mas são metas para a vida.
    http://www.deiadietrich.com/2011/12/101-coisas-em-1001-dias.html
    hehe. é isso!
    beijokas... um maravilhoso ano novo pra vc e sua família. e sucesso nas suas realizações

    ResponderExcluir
  9. Claro que não me importo, Re! Bom te ver blogando de novo!
    Um 2012 maravilhoso a todas!!!
    =)

    ResponderExcluir
  10. Line, lendo sua lista descobri que somos mais parecidas ainda hehehehe
    Totalmente avessa a médicos, não sei mais o que é sair de casa (para que?? se tenho uma geladeira que gela melhor cerveja que qualquer bar??kkkkk), preciso urgentemente de uma atividade física por questão de saúde mesmo... Enfim, vou copiar sua lista viu!? Metade dela se encaixa nos meus planos e como tb não sou uma pessoa de listas, poupo o trabalho kkkkkkkkkkkkkkkk
    Um lindo ano-novo pra vc e sua família e que você consiga realizar cada item. E quem sabe se uma dessas viagens não é aqui pro Nordeste hein hein hein!!??
    Estou esperando de braços abertos!!
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  11. Poxa...nem fiz minha lista, mas falando sobre consumo tenho reservado roupas em bom estado pra passar para brechós é uma boa pra ter um pequeno retorno minimo que seja do investimento...é uma opção. O seu último item não negligenciar a saúde é um que já vou ficar pra mim...principalmente eu que sou quase uma loba uivanteee rsrsrs....perseverando a gente consegue! Bjus e feliz 2012

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline
    Sua lista está bem parecida com a minha,porém os itens 8 e 11 não encaixam(ainda) no meu perfil.Mas na verdade gostaria de indicar um site,talvez você já conheça,é o Mar de ideias,é uma editora com propostas bem legais a princípio,daí que lendo seu post lembrei dessa editora na hora,espero que obtenha sucesso,de verdade,pensamento positivo daqui do outro lado da poça(São Gonçalo).
    Que seu 2012 venha repleto de grandes realizações pessoais,profissionais,familiares etc.
    Beijo grande

    O site é esse http://www.mardeideias.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoraria ler seu livro Aimée, muita paz, saúde e realizações para todo sempre, beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Compartilho tantas coisas da sua lista!!!

    Beijos e um 2012 lindo para você!
    :)

    ResponderExcluir
  16. Nossas listas tem vários itens em comum, hehe ! Ainda hei de postar a minha, já que sou fanática por elas.

    Vamos acompanhar tudo por aqui, principalmente os itens 1 e 8, viu ?
    E sobre o item dos sebos, Estante Virtual é vida!

    Bjos eum lindo ano pra você!
    Anna

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Feliz 2012, amiga!!!
    Que o Ano Novo seja repleto de realizações importantes!
    Que seus projetos sejam realizados!!!!
    Beijo, amiga!!!

    ResponderExcluir
  19. Na minhas metas de 2012 temos algumas coisas em comum, mas acho que o emagrecer e caminhar pra mim será o mais complicado... Mas sou brasileira e não desisto nunca!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, Alinée, idem o caso de ser um casal ermitão. PK e eu somos isolados do mundo.
    Este ano quero estudar de verdade e malhar de verdade.
    Queria fazer tudo mais a sério sabe?
    E fazer meu dia render mais, ficar menos tempo no computador e manter contato com os amigos.
    bjks!!! Feliz 2012, amiga linda.

    ResponderExcluir
  21. São muito boas metas. Tb quero adotar algumas delas, como gastar menos com bobagens, maneirar nas Melissas e tals. Boa sorte e um ótimo 2012 ;) até mais

    ResponderExcluir
  22. Que legal a lista, tou pensando em fazer um dessa pra mim, tou precisando.
    Enquanto aos livros boa sorte o/
    Um feliz 2012.

    www.belamenina.net

    ResponderExcluir
  23. Ótimas resoluções
    se eu conseguir deixar de ser rancorosa
    eu já estou feliz!

    tmbm vou comprar mais livros \0/

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Ai, achei que já tinha registrado aqui os meus votos de feliz ano novo! Bom, como não tinha feito:

    Feliz 2012, Aline!!! Muitas realizações para sua vida e que seu blog continue sendo sempre esta preciosidade. Adoro!

    Sabe, dois itens da sua lista fizeram parte da minha do ano passado: comprar menos (ou melhor, não comprar, rs) e fazer exercícios físicos. Estou bem feliz, pois consegui fazer tudo certinho!

    Para este ano, quero manter os hábitos adquiridos em 2011 e voltar a estudar para concurso.

    Vamos que vamos! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Bom ano para vc e sua família, Lindona!
    bJu
    ;)

    ResponderExcluir
  26. ai, fico tão deprimida com minhas listas. elas praticamente se repetem todos os anos. hahahahaha cadê a evolução??? mas então: em dezembro já consegui juntar uma graninha pra viajar e espero continuar conseguindo. curti muito a sua. acho que vou incluir algumas coisas na minha tb. heheheheh

    ResponderExcluir