quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sweet new old home



A última casa em que morei era antiga, vintage. Apesar do charme, cada dia aparecia um problema, cada semana um pedaço que caía. Jurei que nunca mais moraria em casa velha, já passei pela experiência, já deu. E o que acabei de fazer? Aluguei uma casa velha. Palmas para mim!

Em minha defesa devo dizer que estive a ponto de alugar duas casas zero-bala, novíssimas. Perdi a primeira porque alguém passou na minha frente, o que de certa forma foi um alívio já que o aluguel era caríssimo. A segunda, que na verdade era um ap, acabou sendo dispensada porque era minúscula e já não posso ignorar o fato de que minha família inclui três gatos e seis caixas de areia. Pois é. Amor define.

O mais interessante é que quando vim visitar essa casa fui imediatamente transportada para a minha infância já que ela é bizarramente parecida com a casa da minha avó paterna - a varanda, a disposição dos cômodos, o banheiro, as janelas, tudo evocava o lugar onde aproveitei tantas férias na companhia dos meus amados primos. No mesmo dia, dois monges vieram conhecê-la e pareciam bastante animadinhos, fotografando com o celular (achei cômico ver dois barbudos carecas de túnica tão íntimos da tecnologia pós-moderna). E  o que fiz para assegurar que não perderia aquele templo de memórias perdidas? Deixei as duas figuras pseudomedievais embasbacadas com a casa e saí correndo na frente pra chegar antes deles na imobiliária. Sim, roubei a casa dos monges e espero que Deus me perdoe.

O marido que estava trabalhando não viu a casa até depois de pegarmos as chaves, ou seja, ele confiou no meu bom senso e acabou sendo traído. A cara que ele fez quando veio aqui pela primeira vez, sei lá, achei que fosse chorar Leite de Rosas diante do que ele sábia e debilmente classificou como "casa de vó". E os antigos moradores deviam mesmo ser idosos dados os resquícios de decoração da casa. Os lustres são verdadeiras relíquias!

"já chegou o disco voador!" 
vintage demais até pra mim...



A verdade é que a casa acomodou muito bem nossos pertences e nossos filhotes (e seus penicos), é espaçosa, clara, fresca. Tem uma varanda deliciosa onde passarei as tardes lendo, sentindo a brisa e admirando as borboletas nas árvores. Sim, porque temos árvores, um verdadeiro pomar para os meus padrões: goiabeira, parreira, roseira, jabuticabeira, pé de romã, nespereira. Vale dizer que estou tentando ignorar a possibilidade de me deparar com morcegos, e já me consolo por não ter avistado nenhum nesses três dias. Além disso, terei de superar a preguiça para me adaptar a nova rotina de jardinagem. Não era eu que queria queimar uma banha? As goiabas caídas no quintal estão só me esperando.

No mais, marido e eu estamos cheios de planos de decoração. Vamos mudar toda a pintura, de dentro e de fora. Deixei ele fazer da sala seu centro de entretenimento ultramoderno, com toda aquela parafernália tecnológica que os homens adoram. Em contrapartida, o quarto extra será meu santuário: um misto de biblioteca com escritório que adornarei com todas as fofurices girlie-vintage-shabby que ele detesta.



A cozinha, vintage de um jeito legal, não precisa de muita arrumação. Minhas tranqueiras já dão conta de deixá-la fofa. O banheiro, vintage de um jeito ruim, é o cômodo que está me deixando mais perdida. O azulejo é brega, a louça é marrom - eca! - o armário de alvenaria tem portas medonhas e nós temos bidê. B.I.D.Ê. Já pensei em enchê-lo de flores, em trocar a louça, mas o que fazer com o azulejo? Não animo a fazer obra em casa alugada. O espaço dele até que é bem bom, mas se a casa fosse minha, trocava todos os azulejos, louças e destruía o armário para aumentar o box ou colocar uma banheira.




Buscarei soluções para ele enquanto arrumo os demais cômodos. Agora vou indo, ainda tenho armários para arrumar, coisas para desencaixotar. Vamos aproveitar esse finalzinho de feriado para deixar nossa casinha antiga com cara de lar. Um doce, eclético e esquizofrênico lar.

=)

47 comentários:

  1. Que delícia a cara da casa, e que delícia de texto...rs
    As fotos fazem imaginar a atmosfera, como deve ser aconchegante...
    Ah, eu e meu noivo estamos nos preparando para começar com a maratona de ver casas que programamos para o ano que vem... mas já paqueramos algumas coisas... vimos algumas casas com cara de casa de vó e nos encantamos... parece que tem cara de lar...rs

    Bjos e uma deliciosa nova fase e um lar aconchegante e repleto de felicidade!

    ResponderExcluir
  2. Realmente dá nostalgia só de olhar!
    Lindo! Também adoro casa velha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu também sofro com esse dilema de querer reformar casa alugada, no meu caso apartamento.
    Já moro no mesmo apê faz 3 anos e só devo sair ano que vem, mas já tô me coçando para arrumar um monte de coisas.
    Acho que pequenas reformar, ainda mais em contratos longos, não são tão ruins já que vc mesma vai usufruir. No caso do banheiro eu já ouvi falar que dá para pintar azulejo, mas não sei se é uma boa em ambientes úmidos.
    Bjs e boa arrumação da nova casa!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que encontrou seu cantinho, Aline! Tenho certeza que vc vai driblar todos os azulejos ou cômodos feios da casa, com bastante criatividade. hehehe

    Depois mostra pra gente, viu!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. 1 - Esse lustre é lindo! Se um dia vc sair dessa casa e quiser roubá-lo para mim, eu aceito! rs

    2 - Casa alugada é mesmo fod*, mas eu vi uma ideia bem legal de azulejo com adesivos no Casa de Colorir, dá uma olhada. Lá era pra deixar o banheiro mais colorido, mas vc pode adaptar pra deixar o banheiro mais claro. Agora quanto à louça... Sem nada pra te falar meu bem! Só que compadeço com seu sofrimento! rs

    No mais, adorei a casa! Parabéns por tudo! E nos mantenha informadas sobre as reforminhas tá?

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga, a casa é a sua cara! Eu tb adoro casinhas antigas e aqui no meu bairro tem várias, mas eu e o sr. Ivan ainda não estamos prontos para morar juntos hahahaha

    Tenho certeza que vc vai deixar a decoração da casa incrível, vai virar uma jardineira incrível e ser muito feliz nessa nova casa.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  7. Ai que casa fofa!!!
    "casa de vó" é muito legal né! casa com árvores, flores... com lustres vintages! que graça! só de olhor as fotos meus olhos já brilharam!!!
    tem vários blogs bacanas que estão dando dicas para arrumações em casas alugadas!
    e na revista minha casa (meu momento sádico mensal) fizeram uma reportagem bacana sobre casas alugadas http://casa.abril.com.br/materia/deixe-seu-apartamento-alugado-com-cara-de-reformado
    mas não rola de pintar o azulejo com aquela tinta própria? aí quando vcs saírem é só passar removedor que (eu acho ) que sai!
    olha só > http://www.comopintar.com.br/tinta-para-azulejo

    beijos querida e boa sorte!

    ps: e quando vcs quiserem adotar algm eu to aqui tá! hahahahah

    Anah

    ResponderExcluir
  8. qdo vi a foto da frente da casa fiz um "oowwnn". parece tão aconchegante! vai mostrando pra gte como ficou, hein. bjs

    ResponderExcluir
  9. Pinta essa casa com uma cor bem vibrante e deixa grades e portas branquinhas. Já vai dar um up legal.

    E desencana da louça marrom do banheiro. Faz todo o resto combinar com ela, pronto! Pinta esses azulejos de branco, compra uma toalhas bem bonitas e vai viver...aproveitar suas árvores (a casa fica tão fresquinha) comer suas goiabas...

    ResponderExcluir
  10. Tenho certeza de que com seu bom gosto vai ficar tudo lindo. Amiga, onde tem amor tudo fica lindo. E você já a descreveu com tanto amor que já acho a casa linda.

    Vou aguardar ansiosamente as fotos dos cantinhos pra Tag ENcantos. Essas fotos já estão fofas, imagine quando mostrar mais. E uma última dica, que até darei em breve no Tá Decorado e que fiz aqui em casa: não quebrei um só azulejo ou revestimento do meu ap. Simplesmente sobrepus tudo. Existe hoje uma argamassa especial de sobreposição, então você não precisa quebrar pisos ou azulejos ou pedras antigas, simplesmente as sobrepõe. Uma maravilha, quase nenhum quebra quebra, rapidez, economia e menos stress. De repente é a solução pro seu banheiro. Beijos, querida! Boa sorte na casinha nova.

    ResponderExcluir
  11. Adorei! que delícia ter um quintal com árvores. O meu era lindo até a grama morrer e a piscina ser furada pelo PK, afinal, ela vivia com água preta.
    Felicidades na nova casa.
    bjks!

    ResponderExcluir
  12. ah que lindo adorei!!!
    Tem um blog q eu acompanho que é sobre reformas em objetos e tudo mais, tudo voltado pra casa, acho q vc vai gostar, não sei se vc já conhece...
    http://casadecolorir.com.br

    beijooos

    ResponderExcluir
  13. Que lindo texto Aline...Me transportou para uma epoca boa e me deu uma super vontade de morar numa casa novamente...Olha quanto aos azulejos do banheiro sugiro pinta-los de branco com uma tinta especifica para eles.Uma amiga mudou para um AP em que a cozinha tinha azulejos com margaridas em auto relevo amarelas e pintou de branco.Funcionou mesmo! Antes eu era mega desconfiada dessa tinta,mas fico legal mesmo!!Um beijo e seja feliz nessa casinha de bonecas linda.

    ResponderExcluir
  14. Sua cara essa casa. E eu gotei do azulejo #aimeuDeus). Vi na revista Gloss uma reforma no banheirocom contact, deve ficar bom,ou mesmo pintura, na hora de devolver a casa, removedor nas paredes...
    bj

    ResponderExcluir
  15. Adoro os pormenores vintage deste cantinho! Estou encantada com o teu blog. Revejo-me tanto nele.

    Aproveito para dar a conhecer o meu pequeno País das Maravilhas:
    http://ascavalitasdovento.blogspot.com/

    É uma sementinha que cresce rodeada de carinho e polvilhada com pós de encantar.

    Um enorme beijinho *

    ResponderExcluir
  16. Aline!Essa casa é um achado,linda demais,tem a ver com o nome do blog não?! Já pensou a respeito,rsrsrsrsr?!
    Casa alugada é um saco,é difícil fazer algo,mas para casa ter nossa ID é preciso fazer alguns ajustes.Quanto ao banheiro parece que tem uma tinta que pode ser usada em azulejos,e nos mais com certeza essa casa estará tinindo de tão vintage fashion que você a deixará.Bjão e boa sorte na nova casa.

    ResponderExcluir
  17. Lindinhaaa, a casa é fofa !!!
    Eu adorei as fotos e em breve pretendo visitar vcs !!!
    Tenho certeza que a casa vai ficar linda e aconchegante, cheia de detalhes que serão bem a carinha
    de vcs !!! E os gatinhos irão adorar o espaço !!!
    Que delícia de quintal cheio de árvores e plantinhas !!!
    Faça uma hortinha, amiga !!!
    Plante pimentas, cebolinhas, manjericão, hortelã e alecrim !!!
    Nossa, fiquei empolgada com a idéia do seu cantinho especial,
    espero que em breve vc
    poste fotos !!!
    Sonhei com vc e com outras queridas !!! Foi um sonho tão bacana, preciso te contar !!!
    Beijooocas grandes pra vc e Fábio !!!
    Boa sorte e muitas alegrias no seu novo "lar doce lar"!!!

    ResponderExcluir
  18. e eu só vou perdoar esse sumiço da minha vida porque eu sei que vc estava mto apertada por aí =)

    e a casa está linda. e eu amei o lustre. rs (lembrei do restaurante que fomos, o retrô!!!)

    beijos, minha amora tulipa querida =*

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei o "disco voador", rsrsrs
    Ai, nem me fale em casa velha, já morei em cada lugar q me sentia naquele filme do Tom Hanks, "Um dia a casa cai", sabe? Orra...De fato aproveite este feriado para dar uma organizada nas coisas, pois é bem cansativo esta parte. E a única sorte q posso lhe desejar é q não tenha infiltração! hahaha
    Bjkasssssss

    ResponderExcluir
  20. Tem um quartinho para mim aí não!? Muito linda sua casinha de vó, até as coisas que você achou bregas eu achei lindas porque realmente lembrammmm muito a casa da minha avó!!! E eu acho lindo!!
    Agora me conquistou mesmo foi a sua descrição da varanda e das árvores... Sonho com uma casinha assim desde que me mudei para apartamento. E quando eu vejo posts como o seu é que eu tenho certeza que não preciso de muito para ser feliz!!
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  21. Oiii Aline!!! Nossa Aline eu achei linda sua casinha e bem vintage mesmo!!! Ainnnn Aline amo varanda, oh um quintalzinho,,,,ah aline muito melhor que apê....
    Qdo tiver um tempinho vai mostrando ela p a gente ver...e ficou super lindinha com as suas coisinhas vintages...

    qdo tive aí por 6 meses eu aluguei uma casinha bem antiga,,,a entrada dela era uma varanda fechada e como eu amava aquela casinha...eu nao gosto de casa moderna, gosto de casa com cara de vovó...tipo o da GRANDE FAMÍLIA adoro aquela entrada, a latera...por dentro..super muito fofo...

    Aline, felicidades p vc no seu novo lar....
    bjs rose jp

    ResponderExcluir
  22. Hahaha, meu ovni está fazendo sucesso! Legal!

    Laura, toda casa que aluguei mudei alguma coisa, pintei, troquei armários. Como vc disse, a gente é que usufrui, e até hj nenhum proprietário encrencou. Que bom!

    Meninas, adorei as dicas. Eu já estava mesmo pensando em pintar o banheiro, mas vou pesquisar as dicas da Li tb pra ver o que prefiro.

    Anah e Tati, venham! Adoto geral!

    Marcela, estamos devorando as goiabinhas! E pintaremos a casa de azul! ;)

    Dani, encontrei minha casinha de bonecas, né? =)

    Cau, já planejo uma hortinha, sim.

    Ju, saudades imensas!

    Muito obrigada a todas pelo carinho!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Aline,
    tudo de bom na casa nova, adorei o texto também! E acho que com amor e o seu bom gosto vai ficar super legal! ; )
    Na última casa que morei com minha mãe o banheiro era de azulejos rosa choque e a louça preta!!!! kkkk
    Eu acho que varanda com quintal e árvores não tem preço; ótima escolha!
    beijos!

    ResponderExcluir
  24. Lindo seu blog, estou te seguindo! Espero a sua visita no meu, aproveite as oportunidades, promoções e frete grátis para todo o Brasil! Esta esperando o que?! Corre lá.

    ResponderExcluir
  25. Aline, que sua linda e fofa casa nova/vintage lhe traga muitas coisas lindas pra sua vida!
    Felicidades!!!

    Beijocas,

    Claudia

    http://ascoisaslindas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Nossa a parte dos monges eu rachei... rsrsrs
    Eu achei tão lindo o azulejo do banheiro... mal posso esperar pelos próximos posts.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  27. gente do céu que lindinhoo tudo vintage, retro :) adorei essa casa menina muito fofa mesmo *--* eu to feliz com uma dessas ^^ os problemas a gnt esquece hehe... bjss

    ResponderExcluir
  28. Ai que linda, ai que doçura essa casinha ! As goiabas vão sim encher o saco, mas a varanda compensa!
    Engraçado que aqui em casa é igualzinho: a sala é o recanto do guerreiro e o cômodo extra é o cafofo girlie!
    Sobre a louça do banheiro, não dá pra fazer muita coisa mesmo, mas os azulejos (que pelas fotos, não são tão feios não!) podem ser pintados com tinta específica - como a Anah disse ali em cima. Na minha casa até pensei em pintar azulejos, mas acabei desistindo, porque não é toda loja/pintor que sabe sequer que existe a tal tinta, mas ela existe, hehe!
    Tudo de bom no seu novo lar!

    ResponderExcluir
  29. Por que SEIS caixas de areia para 3 gatos?? :)

    Roubou a casa dos monges, HAHAHAHAHAHA, heresia! Chorar leite de rosas também é boa.

    Amei essa casinha, adoro casas com varanda e quintal, queria muito que minha mãe não tivesse vendido a nossa e comprado um apartamento quente, pequeno e impessoal. Não consigo me sentir em casa ali.

    Eu adorei o lustre, totally 70s. E eu adoro morcegos. E tenho certeza que sua casa vai ficar uma little doll house mesmo. :)

    ResponderExcluir
  30. Liiiiii!

    Boa sorte com a casa nova! Que ela traga muitas muitas coisas boas pra vc e pro maridão!
    Que cada momento vivido nela seja tão especial qto suas lembranças da casa da avó!

    bjooooo flor......saudadona de vc!

    Van.

    ResponderExcluir
  31. A casa parece simplesmente perfeita! Não consegui não sorrir a ler a descrição dela. É o tipo de casa que eu espero um dia ter, com todas as flores e livros que ela merece! :')

    ResponderExcluir
  32. kkkkkkkkkkkk
    a piada do disco voador vou uma boa sacada! O armário da cozinha é seu? ou já estava na casa? É lindo, lembra um que minha mãe tinha. Eu vou mudar de casa tmbm, já até escolhi, só falta uns ultimos detalhes, mas como é ap meus filhotes vão continuar a morar com minha mãe que tem quintal e tudo mais, é pertinho, mas vou viver com saudades.

    bjs

    ResponderExcluir
  33. Que texto ótimo de ler! Eu sempre penso que preciso de um apartamento, mas morei os últimos anos em um (cujo tamanho me nego a dizer) e percebi que se perde muito. Não posso ouvir música alta (compartilho com vc o gosto musical!!), os animais não tem a liberdade que eu desejo (gatos... sempre gatos!!) e eu me sinto completamente presa!! Casas antigas tem seus problemas, mas casas novas também tem. E o problema das novas é que os problemas não são "resolvíveis" apenas trocando a louça e arrancando o bidê, né? É mais uma coisa de não se encaixar mesmo, de não conseguir chamar a casa nova de lar, enfim, problemas existenciais ahha!!

    Beijos!! Virei fã daqui!

    ResponderExcluir
  34. que saudaaaaaades, mulher! mas mudança dá um trabalho né, nem me fale! rsrs a casa é uma fofura, realmente lembra casa de infância, né? nossa arrasou e aos pouquinhos a gente vai deixando com a nossa carinha, né? é uma delícia! parabéns pelo novo lar, sejam muito felizes nessa casa nova viu! :) beijocass!

    ResponderExcluir
  35. Ai que lindinha dividindo conosco sua privacidade. Amei a granado lá na bancada kkk bj

    ResponderExcluir
  36. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Little Doll House -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  37. Aline, linda sua nova casa =D
    Fiz um look anos 60, sei que você adora passa lá pra ver o que achou =D
    Vou amar receber sua visita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. nossa, aline! que sensação boa! estou procurando apê ainda... adorei a sua casinha nova. e realmente, fazer obra em casa alugada é muito triste. e mais triste ainda é ficar com as ideias de fofices só na cabeça... mas então adorei demais a sua casinha. e até o banheiro é fofo. não achei os azulejos bregas, mas talvez eu seja meio brega mesmo. =D

    ResponderExcluir
  39. Nossa que delícia morar em um lugar aonde ainda exista casas assim!!! Tem cheiro de infância, uma delícia.
    Acho que vc fez uma ótima escolha e filhotes devem ter adorado.
    Beijos e uma linda semana na sua casa nova e tão fofa.
    Gabi.
    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Nossa que delícia morar em um lugar aonde ainda exista casas assim!!! Tem cheiro de infância, uma delícia.
    Acho que vc fez uma ótima escolha e filhotes devem ter adorado.
    Beijos e uma linda semana na sua casa nova e tão fofa.
    Gabi.
    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Querida!

    Seu texto é mesmo um convite, parece que a gente está passeando pela sua casa :) E nossa, meu sonho uma casa com árvores frutíferas, viu? Na casa ao lado da minha avó tinha um pé de nêsperas, que pendia pro lado do quintal dela. Eu trepava na caixa d'agua, subia no muro e pegava as frutas do vizinho... até hoje adoro nêsperas!

    Vou adorar ver as suas transformações. Ia recomendar os adesivos que a Tha, do Casa de Colorir, fez, mas vi que o pessoal já indicou. Achei a ideia ótima!

    Mil beijos, Aline!

    ResponderExcluir
  42. Aline, parabéns pela casa nova e pela mudança! E como disse a Liana e algumas outras queridas, o seu canto vai ficar uma graça com todo o seu carinho e amor.

    Queria te dar um abração agora. Mesmo.

    Sinto sua falta.

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Adorei o texto, super leve e engraçado. Sua casa é super vintage mesmo, tem gostinho de vovó. Sou do tipo q não gosto de azulejos e nada decorado, mas tenho certeza q vc conseguirá deixá-la com a sua cara!
    Que quintal é esse hein? Vc fez bem em trocar o apartamento por um quintal, tenho inveja de vc!
    Beijão e sejam mtos felizes na nova casa^^

    ResponderExcluir
  44. Vai dar tudo certo! A casa é muito fofa, e com o tempo vc vai arrunado tudo de um jeitinho muito especial.
    Depois vai mostrando pra gente como vai ficando, hehehehe
    E o jardim... vc vai ver que é uma delícia, e os gatinhos vão adorar ficar esparramados nas sombras das árvores. Os meus adoram um mato pra brincar de esconder e catar bixinhos hehehehe.
    beijokas amada
    e desejo tuuuuudo de bom em sua nova morada.

    deiadietrich.com

    ResponderExcluir
  45. Que delícia morar em uma casinha com quintal! Meu aopê em SP nao tem nem porteiro, quando mais sacada! rs Os melhores desejos pra vida na nova casa!
    Rúbia

    ResponderExcluir
  46. Ahhhh entendi você se mudou!!! que delícia!!!todo mundo de casa novaaa!!! Chorei de rir, relaxa Deus perdoa, os monges podem encontrar outra casa!! Fiquei imaginando vc saindo " a louca" correndo para chegar antes na imobiliária! Que bom que deu certo! Boa sorte na casa nova!!um beijão!

    ResponderExcluir
  47. Nossa, penso exatamente a mesma coisa de louça marrom no banheiro...ECA!!
    Aluguei uma casa com a louça do banheiro em tons de marrom, me dava desespero, mas compartilho o seu sentimento sobre obras em casas alugadas.
    Sua cozinha é linda!!

    ResponderExcluir