sexta-feira, 1 de junho de 2012

45 anos de Sgt. Pepper



Hoje se comemora os 45 anos de um dos álbuns mais fantásticos e inovadores da história do rock: Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.
Estou no trabalho e não posso prestar as devidas homenagens, já que aqui os vídeos do youtube não abrem.
Deixo com vocês alguns links para incrementar essa sexta-feira linda, chuvosa, cinza - english indeed. O universo se alinha às saudações dessa pérola musical e também, porque não, ao jubileu de diamante de Lilibeth.

Documentário The making of Sgt Pepper:


Texto que escrevi para o site Para ler e pensar, à época da comemoração dos 40 anos do álbum. É texto de fã, cheio de parcialidade apaixonada. Encarem, se puderem:


9 comentários:

  1. Adoro esse álbum! Na verdade sou louca pelos Beatles. Desse álbum gosto muito de Lucy in the sky with diamonds e with a little help from my friends. Beijão <3

    ResponderExcluir
  2. O melhor álbum dos Beatles! Fiquei até com vontade de procurar algum showzinho cover para matar a saudade. Boa pedida para essa sexta-feira.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lembro até hoje a primeira vez que ouvi A day in the life. Saí correndo com a mão na cabeça pela casa, com os olhos abertos, parecendo uma louca, sem saber se eu tinha morrido e ido para algum universo paralelo hahahaha Hoje parece exagero, mas foi a sensação que eu tive na época (lembro porque escrevi no diário a respeito!). Isso sem contar que eu quis montar um Lonely Heart Club Band, clube de uma só é verdade, mas enfim...Amo demais esse album. Vida eterna ao Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.
    Beijos Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  4. Beatles = amor
    Bjs linda, saudade dos seus comentários!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço muito o trabalho dos Beatles a fundo, mas conheço muitas das músicas.
    Depois vou ler os documentários!
    bjoks

    ResponderExcluir
  6. Ahhh...parabéns para esse álbum lindo, que já me acompanhou por muitas e muitas tardes!

    ResponderExcluir
  7. lindona, nãoo esqueci nosso almoço, viu? é que os tempos andam meio turbulentos por aqui. essa semana estou recebendo o chefe do chile. acho que semana que vem passo pelo centro segunda ou terça. o que acha?

    ResponderExcluir
  8. Aline...

    Tempos que não passo por aqui, passando para deixar um olá e dizer que achei perfeita esta tua descrição sobre Sgt. Peppers...

    "Eu acrescentaria, ainda, que, na medida em que amadureciam artisticamente, sentiam-se incomodados com a simplicidade de certas músicas que tinham certo apelo comercial, e ao se reinventarem como outra banda, dão asas à criatividade, ousando como nunca, associando o rock à ópera, desgarrando-se de estereótipos, justapondo músicas completamente diferentes num mesmo álbum, superlativando o lirismo sonoro. Sim, sonoro, porque "A day in the life" é um monumento, uma obra de arte musical em que o som diz tanto ou mais que a própria letra."

    Concordo plenamente, a day in the life é perfeita! Uma das mais perfeitas do álbum e para não dizer de todas as músicas dos Beatles, é uma prova de como a melhor dupla de compositores da história estava em sintonia, duas músicas diferentes, que juntas se tornaram uma obra de arte, gosto também de citar Within You Without You, como uma das melhores do álbum, na minha opinião!

    Sempre bom entrar aqui e encontrar Beatles...

    Beijos...

    Marisa.

    ResponderExcluir