terça-feira, 5 de março de 2013

Fevereiro de 2013: o que teve

Assistindo...

Lincoln, Steven Spielberg ♥♥♥♥ - Daniel Day-Lewis assombra com a capacidade de se apagar e incorporar magistralmente o personagem.

A letra escarlate, Wim Wenders ♥♥ - Ando num caso de amor com Wim Wenders, mas esse filme é estranhíssimo, e a trilha sonora é inexplicável.

The Wall, Alan Parker ♥♥ - Achei moroso e pretensioso. Tommy, do The Who é mais divertido com suas bizarrices.

Os Miseráveis, Tom Hooper ♥♥♥♥ - Fui esperando uma bomba e me surpreendi. O filme é lindo! O diretor conseguiu construir cenas de batalha e perseguição sem comprometer a cantoria, e o filme não tem nada da limpeza corada e saudável da Broadway. Ou mesmo de Hollywood. Todo mundo sujo, chorando, babando, em tomadas longuíssimas. Um primor!

O lado bom da vida, David O. Russel ♥♥ - Começa bom, mas desanda. A ideia de bipolaridade que ele passa é muito equivocada, e o filme termina como um clichezão de comédia romântica.

Indomável Sonhadora, Behn Zeitlin ♥♥♥♥ - Filme lindo demais, a despeito da tradução ridícula do título. Hushpuppy é encantadora!

Sangue de um poeta, Jean Cocteau ♥♥♥♥ - Um experimento ousado pro cinema. Soou como poesia surrealista filmada pra mim. Gostei bastante.

Pacto Sinistro, Alfred Hitchcock ♥♥♥♥ - Hitch consegue ser bom até mesmo quando é muito inverossímil. Esse filme tem uma abordagem psicológica bastante arguta, com a sugestão da psicopatia do personagem.

Intendente Banshô, Kenji Mizoguchi ♥♥♥♥ - Lindo, triste e intenso. Uma obra-prima!

Noites brancas, Luchino Visconti ♥♥♥ - Uma adaptação terna, triste e emocionante da novela de Dostoievski.

The Marx Brothers - At the Circus, Edward Buzzel ♥♥♥ - Está longe de ser o melhor deles, mas ainda assim ri um bocado.

A morte cansada, Fritz Lang ♥♥♥♥ - Visualmente lindo, comovente e bem triste. Impossível não se apiedar de uma Morte tão angustiada.

Mr. Smith goes to Washington (A mulher faz o homem), Frank Capra. ♥♥♥♥ - Tradução de título nada a ver com nada! O filme no entanto é muito bom e tem James Stewart, gracinha, quase bebê.

Paris, Texas, Wim Wenders. ♥♥♥♥♥ Lindo, lindo, lindo. Triste, trilha sonora cheia de solos de guitarra melancólicos. A cena da cabine é um clássico. Wim Wenders, depois desse filme e de Asas do Desejo, tá garantindo lugar no meu coração!

Downton Abbey, Julian Fellowes ♥♥♥♥ Estou viciada nessa série sobre uma família aristocrática inglesa, do início do século XX.

Lendo...

Baudelaire, Jean Baptiste Baronian ♥♥♥♥ - Uma boa biografia que só aumentou meu interesse no poeta maldito, pai da poesia moderna.

Escritos sobre arte, Charles Baudelaire ♥♥♥

Delta de Vênus, Anais Nïn. ♥♥♥  - O livro reúne textos eróticos que a autora escrevia pra um anônimo rico que as encomendava. O prefácio é lindo, uma declaração de amor à literatura. Os textos, no entanto, revelam a tentativa da autora de excluir a poesia na narrativa, que incomodava o cliente.

Estética, vivência humana - temas e controvérsias na filosofia, João Vicente Ganzarolli de Oliveira ♥♥♥♥♥ - Uma introdução bastante abrangente e erudita à estética.



Ouvindo...

Push the sky away, Nick Cave ♥♥♥♥ - Cave acabou de lançar um disco só de baladas, inspiradas nas suas navegações na internet. Uma das músicas é um blues sobre a descoberta do Bóson de Higgs. Tô viciada em "Jubilee Street".

"The stars are out tonight", David Bowie ♥♥♥♥ - A mais nova do camaleão.



Querendo...
♪ Um pouco mais de paciêêência... ♫

3 comentários:

  1. Aline, você é uma inspiração com esses posts. Muito bom você dividir isso, se você soubesse como tenho anotações de dicas suas e o quanto me envergonho de não levá-las adiante...ainda assim vale sempre a pena ler o que você tem pra escrever.

    Beijos

    Jaciara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Tomara que aproveite algumas dicas!
      ;)

      Excluir
  2. Oi Aline! :)
    Há quanto tempo eu não passo por aqui, seu blog está uma graça.
    Estou louca para assistir alguns dos filmes que citou, até baixei alguns, só falta me organizar.
    E esses dias estava ouvindo a nova de Bowie também, adoro.

    Beijos!
    :*
    <3

    ResponderExcluir