quarta-feira, 6 de agosto de 2014

#ReadMoreShakespeare: "Vida e Morte do Rei João"


Serei sincera com vocês: essa foi peça que me agradou menos até agora. Vida e Morte do Rei João foi o primeiro drama histórico escrito por Shakespeare, e que li para o projeto #ReadMoreShakespeare, no mês passado. A peça trata de João, filho de Henrique II e Leonor da Aquitânia, que tem seu trono reclamado pelo sobrinho Arthur, auxiliado pelo rei de França, Felipe.

Em primeiro lugar, a peça é um tanto confusa. Linhagens enumeram-se seguidamente na tentativa de justificar o direito ao trono. E, como Shakespeare parte de uma obra de fonte anônima, chamada O perturbado reino do Rei João, admitindo suas incorreções, nem dá para recorrer à história com vistas a entender bem do que se trata.

É uma peça toda escrita em versos, que se concentra nos desmandos do reinado do chamado João sem Terra. Fazendo contraste com esse rei corrupto, há a figura imaginária de Felipe (outro Felipe, sem ser o rei da França), o Bastardo, que teria sido filho ilegítimo de Ricardo Coração de Leão, e que era leal, corajoso e honrado. São dele as melhores falas da peça.

O drama discute, basicamente, a volubilidade das decisões políticas: acordos e alianças são firmados e desfeitos com grande facilidade.

E, citando Barbara Heliodora:

Tendo optado por atribuir todas as virtudes do bom governante a um personagem não histórico, Shakespeare fica com um final fraco para a peça, cujos únicos aspectos positivos são o imediato juramento de fidelidade do Bastardo ao príncipe herdeiro e sua fala final, belo trecho de amor à pátria.

Senti falta de personagens mais marcantes ou de reviravoltas mais surpreendentes. De modo geral, achei a peça mediana.

_____________________

OBS1: Esse mês teremos Macbeth! \o/

OBS2: A montagem de Moacir Chaves para Rei Lear é bastante inusitada, mas muito, muito boa. Os recursos que ele propôs funcionam muito bem. Recomendo muitíssimo! Tentei descobrir se iam se apresentar novamente e onde, mas não consegui encontrar nada a respeito. Se vocês souberem que essa montagem — com as atrizes Paula de Renor, Sandra Possani e Bruna Castiel — vai chegar a sua cidade, tentem conferir. Vale a pena!


Um comentário:

  1. Vontade de participar desse projeto... :D
    Mas até o momento só tenho um livro de Shakespeare, Macbeth. Aproveitei a promo da Cosac em julho.

    Vou aguardar sua opinião sobre.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir