segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Intérprete de Males



Jhumpa Lahiri é uma escritora inglesa, descendente de indianos, que teve sua estreia — a coletânea de contos Intérprete de Males —  coroada com o Pulitzer em 2000. Nessa coletânea, os personagens são indianos ou filhos de indianos, morando nos Estados Unidos ou na Índia. Os contos abordam temas como identidade, pertencimento, origem, alheamento. Os personagens se confrontam com sentimentos como a solidão, o desajuste, a incompreensão, o sentimento de inadequação, a saudade. Eles se aproximam a partir da identificação de suas ausências, de suas fragilidades.

 A escrita de Lahiri soou-me diferente: é limpa, direta, mas também muito delicada. Seus textos trazem um olhar que se debruça com cuidado sobre as situações, descrevendo-as com precisão. No estilo que reveste os contos, não cabem ironia ou sarcasmo, não há o menor sinal de proselitismo ou tentativa de denúncia. Não por acaso, dois contos são narrados do ponto de vista de crianças que, a partir do contato com pessoas indianas, investigam-lhes os comportamentos com curiosidade e sem sentimentalismo.

O título do livro diz respeito ao personagem que trabalha como intérprete de um médico na Índia, traduzindo as descrições que os pacientes fazem de seus sintomas, mas também serve como indicador dessa voz que perpassa todos os contos, atuando com uma intérprete entre o Oriente e o Novo Mundo.

Intérprete dos Males é um livro fluido e sensível que rejeita o drama e o artifício em nome de uma sinceridade generosa.

3 comentários:

  1. Oláá

    olha eu aqui, lendo sua resenha!
    Nossa, vou ter que comprar o livrinho.
    Deve ser muito bom.

    Att.
    maricota

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito desse livro de contos da Jhumpa Lahiri. E amei o romance O xará. Quero ler mais livros dela em 2015 :)

    um beijo,
    Pipa

    ResponderExcluir
  3. Terminei de ler ele agora, como gostei! Como é sutil e forte ao mesmo tempo, como os personagens cativam e nos inspiram compaixão! Que livro!!

    ResponderExcluir