quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sonic Highways



O Foo Fighters é uma das bandas atuais que mais me agrada. Com quase vinte anos de carreira, Dave Grohl e Cia. conseguem continuar lançando álbuns com uma quantidade considerável de boas faixas, de canções fortes. Ela não só se supera no que faz de melhor, como arrisca, se reinventa. Dá para perceber que esse foi um dos caminhos em Sonic Highways.

O álbum foi gravados em oito diferentes estúdios de oito diferentes cidades, consideradas templos da música para os integrantes da banda, como Nashville, New Orleans, Seatle e New York. Há também algumas participações especiais, como Joe Walsh (The Eagles), Ben Gibbard (Death Cab For Cutie), Joan Jett. As gravações foram registradas e reunidas num documentário de mesmo nome do álbum.

Eu não diria que Sonic Highways é um álbum incrível, mas ele definitivamente tem seus picos, como "The Feast and The Famine", de inspiração punk; "Congregation", que reúne o que a banda faz de melhor (emoção, riffs marcantes, vocal poderoso); "Something From Nothing" - nesse caso, uma ótima faixa, mas que não chega a ser um dos killers que costumam abrir os discos dos caras. Destaco também, "What Did I Do/God As My Witness", com uma melodia bela e inusitada em relação ao que a banda normalmente faz, e com a participação, notável, do bluesman Gary Clark Jr; e a pesadinha "Outside", com um baixo delicioso.

Dentre os pontos baixos estão algumas tentativas de momentos épicos, como a última e desnecessariamente longa "I am a river". Outra falha é que os arranjos não favorecem o destaque de algumas participações especiais, como a da Joan Jett, por exemplo. Ou seja, você só sabe que tem um convidado tocando ali porque leu a informação em algum lugar.

Não tenho me empolgado com a maioria das coisas novas que tem aparecido em música, então, quando uma banda que eu amo lança um disco com umas quatro ou cinco músicas muito boas, agarro-me nisso e sigo feliz. Dá pra ouvir o disco todo no vídeo que pus no post.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário