sexta-feira, 24 de abril de 2015

O mistério de Vivian Maier: documentário e exposição


Ano passado, fiz um post com links interessantes onde indicava um site dedicado a Vivian Maier, a misteriosa babá novaiorquina que fez milhares de fotos incríveis e não mostrou a ninguém. Vivian é um mistério porque ela tinha talento e sabia disso, mas escolheu não divulgar o seu trabalho. Ela tinha um olhar que captava a humanidade, a solidão, o indizível. Pescava as delicadezas, as rudezas, e dominava técnicas de enquadramento e iluminação. Várias de suas fotos eram tiradas quando ela saía para passear com as crianças de quem tomava conta.




Nesse feriado, assisti ao documentário Finding Vivian Maier, que só me deixou mais intrigada com a fotógrafa. O documentário foi feito por John Maloof, o rapaz que comprou seus negativos num leilão, sem saber o que encontraria, porque queria fotos antigas para um livro de história que estava escrevendo. Maier, que era obsessiva e acumulava montes de tralhas, deu a sorte (ou não, visto que ela não divulgava seu trabalho) de ter sido descoberta por um cara tão obsessivo quanto ela, que não sossegou enquanto não descobriu o que era possível sobre a babá.


O documentário revela que Maier era reclusa, não gostava de falar de suas origens ou de sua vida, que mudava de nome com frequência e que tinha uma relação um tanto doentia com os objetos que colecionava. Maloof entrevistou alguns dos patrões da fotógrafa, assim como algumas das pessoas de quem ela cuidou, e acabou desvendando-lhe um lado um tanto sombrio.


O trailer do documentário pode ser visto abaixo.

Quem é de São Paulo, pode conferir a exposição O Mundo Revelado de Vivian Maier, no MIS.

terças a sábado, das 12h às 21h;
domingos e feriados, das 11h às 20h
exposições 1º andar
R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia)

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Maier, pode conferir também o site Artsy’s Vivian Maier page.

4 comentários:

  1. Gente, que fantástico!! Ontem mesmo estava debatendo com Allysson sobre isso... Será que para termos sucesso é preciso que os outros reconheçam nosso trabalho? Ou só você fazendo, sem mostrar a ninguém, é suficiente?
    Fascinada pela história da Vivian, procurarei o documentário!
    Obrigada, Line!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! As fotos dela são difíceis para mim de descrever. Como no comentário do homem no trailer, ela tinha uma certa capacidade de se aproximar das pessoas e expressar em suas fotos os seus rostos de forma tão natural. Muito bacana, mas infelizmente não vou poder a ir na exposição pois moro perto do equador. :(
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu esse documentário. E é incrível como as fotos dela são lindas e captam uma humanidade, fragilidade e tristeza que vai além do tempo. Achei incrível.
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Aline, as fotos são incríveis! Fiquei muito curiosa agora e acho que vou procurar o documentário só para descobrir qual é o tal segredo. Quantas pessoas talentosas jamais foram descobertas, não é?
    Beijo! ^_^

    ResponderExcluir