quinta-feira, 14 de maio de 2015

Em busca do cappuccino perfeito: Roma

Vai parecer mentira, mas por muito pouco vim embora de Roma sem tomar um único cappuccino sequer. Que pessoa se propõe a criar uma tag cappuccinesca e comete uma gafe de tal monta? EU.

Explico. Se você, como eu, integra o time dos glutões, ir à Itália significa empreender uma orgia gastronômica regada a muita massa. Como meter o pé no ravioli era a lei, optei por bebidas mais digestivas ao final das refeições, como o vinho e o café expresso.

Durante o café da manhã, até bebi vários cafés com leite. Numa tarde em que resolvi comer uns biscoitinhos, que se revelaram demasiadamente doces, encarei um copão de latte, que achei um tanto ralo.


Foi no último dia de passeio, porém,  que me dei conta do furo que estava cometendo e entrei no primeiro café que me apareceu na frente para saldar essa dívida. Não lembro o nome do estabelecimento, mas sei que ele ficava em frente à Piazza Santa Maria Maggiore. A dona do estabelecimento era uma mulher que falava aos berros.




Pedi o cappuccino com uma crostata, que estava bem gostosa. Quando o cappuccino chegou, fiquei desconfiada, porque tinha um chocolatinho salpicado em cima, e eu tinha lido que o verdadeiro cappuccino italiano não leva nada além de café, leite vaporizado e espuma de leite. Pensei: "estão me empurrando a versão turística". Mas que fazer? Não havia mais tempo e aquela era a minha última chance.

Apesar do chocolatinho, o cappuccino fez jus ao esperado: uma bebida cremosa na medida certa, feita com café de boa qualidade. Pode não ter sido o melhor cappuccino de Roma, mas fiquei feliz por ter podido experimentar um lá.

:)

Para quem não lembra, já tivemos um cappuccino romano aqui no blog, graças à colaboração da Tati. Confira nesse post.


2 comentários:

  1. <3 eu amo cappuccino incrementado hahaha e esse está com uma cara maravilhosa!
    Menina, fui olhar minha participação nessa tag e vi o comentário da Denise, nem falava com ela ainda... as voltas que o mundo dá :D
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Hummm cappuccino é vida! hahahahaha amo ;)
    Obg pela visita rs
    Bjins

    ResponderExcluir