quinta-feira, 7 de maio de 2015

Keats-Shelley House - um museu literário em Roma



Na Piazza di Spagna, bem ao ladinho da escadaria, fica o Keats-Shelley House, um museu dedicado a três poetas ingleses da segunda fase do Romantismo — John Keats, Percy Shelley e Lord Byron. Quando identificamos a placa vermelha no prédio, entendemos de imediato que precisávamos achar um espaço em nosso roteiro para visitá-lo. Por acaso, somos muito admiradores dos poetas dessa geração.

Esses três escritores moraram na Itália e passaram por Roma em algum momento, e a Piazza di Spagna foi, durante algum tempo, refúgio e inspiração para inúmeros escritores, tanto que chegou a ficar conhecida como "o gueto dos ingleses".


O museu fica na casa onde Keats morou e faleceu. O jovem autor de "La Belle Dame sans Merci" e de "Endymion" foi à Roma por recomendação de seu médico, para se tratar de tuberculose e para fugir do rigoroso inverno inglês. Em vão. O poeta morreria três meses depois, aos 25 anos. Pouco mais de um ano depois, Percy Shelley também viria a falecer na Itália, aos 29 anos, em virtude de um naufrágio.

Há preciosidades no museu, como originais, cartas escritas pelos três poetas e por pessoas relacionadas a eles, como Mary Shelley, Robert Browning, Mary Wollstonecraft etc. Há ainda vasta bibliografia sobre os poetas, o manuscrito de uma conferência que Borges fez sobre Keats e um exemplar que teria pertencido a Walt Whitman, cheio de anotações.

Os organizadores do museu reformaram o prédio, que antes era uma pensão, dando-lhe ares de biblioteca. Como todo o mobiliário da época de Keats foi incinerado (por medo de contaminação da tuberculose), os fundadores compraram móveis da época de modo a tentar reproduzir o quarto onde o autor residiu brevemente.






Por sorte, no dia em que decidimos visitar o museu, houve uma visita guiada para estudantes e a funcionária encarregada pela palestra convidou os demais visitantes para assistir. Nem hesitamos!









O museu tem 109 anos e foi um verdadeiro achado! Tornou a nossa experiência em Roma ainda mais especial.


Abaixo, as compras que fiz na loja do museu.




Quem quiser saber mais, pode visitar o site do museu.

2 comentários:

  1. É impressão minha ou o Keats eram um gato?

    ResponderExcluir
  2. Lindinha, amei a sua viagem !!! Amo a Itália e sonho poder voltar lá um dia...
    Já faz bastante tempo que fui, mas amei Roma, amei Veneza, amei Verona !!!
    Adorei todas as suas fotos !!! Saudades imensas de vc !!! Beijos com carinho

    ResponderExcluir