segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Curso gratuito sobre a música dos Beatles



Pus em prática, recentemente, duas das minhas metas para 2016 que, se ainda der tempo e se eu conseguir me organizar direitinho, praticarei mais algumas vezes ainda: fazer um curso e ler um livro em outro idioma.

O curso foi The Music of the Beatles, ministrado pela Universidade de Rochester, através da plataforma Coursera. O curso é muito interessante, principalmente para quem é fã da banda. Apesar da limitação relativa a direitos autorais, que impede o curso de executar as músicas dos fab four, o professor de teoria musical, John Covach, comenta detalhadamente a estrutura das canções analisadas, de modo a elucidar a evolução e as inovações do grupo em suas diferentes fases.

Uma das abordagens mais interessantes do curso, para mim, foi perceber a transição dos músicos de artífices de música pop para artistas, realmente inovadores e com preocupações menos comerciais. Essa é a principal tese defendida por Covach. Um ponto surpreendente foi a consideração de Beatles For Sale, um dos álbuns mais fracos da carreira da banda, como o retorno reflexivo às raízes, que antecede a inovação.

O curso é em inglês (com legendas em inglês e espanhol) e tem duração de sete semanas. Quem quiser o certificado, que é pago, precisa fazer os testes de cada semana e ter aproveitamento de no mínimo 70%.



No início do curso, Covach apresenta uma bibliografia de apoio e aponta como principal sugestão Beatlesongs, de William J. Dowlding. O livro é muito detalhado e comenta todos os álbuns e singles da banda, em ordem cronológica, com o aporte de entrevistas e depoimentos dos quatro beatles, do produtor George Martin e de outros artistas e pessoas relacionados ou influenciados pela banda, bem como datas, posições nas paradas musicais e múltiplas fontes. 

O livro não é muito barato, mas pode ser encontrado nas versões física e ebook aqui.

Um comentário:

  1. Olha que interessante esse curso! Aqui tem vários cursos desse tipo com outras bandas, em algumas universidades eles oferecem aulas gratuitas, eu tô tão enrolada com a mudança que não tenho tempo nem de estudar, mas assim que me desenrolar quero voltar a estudar um idioma diferente e aprender alguma coisa que não sei, queria aprender a costurar, quem sabe! E outra coisa é que estou atrasadíssima nas minhas leituras, shame on me =/

    Senti sua falta Aline, às vezes dou uma espiadinha no snap e no youtube!
    Beijocas

    ResponderExcluir